Eles produzem milhões de toneladas de cacau, mas essa é a primeira vez que experimentam chocolate

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      04/04/17 às 14h42

Chocolate é um dos alimentos mais consumidos e amados do mundo. Especialmente em Abril, com a Páscoa, a compra e venda de Chocolates (especialmente Ovos de Chocolate) sobe abruptamente. Meio-amargo, ao leite, Branco, mesclado, com castanhas, com menta, etc. Chocolate é muito bom!

Porém, o que pouquíssima gente sabe é que a produção do Chocolate tem raízes muito controvérsias. A maior parte da produção de Cacau do mundo vem de locais com condições precárias, e até mesmo o trabalho escravo. A maioria das pessoas que realiza a colheita do Cacau nunca nem mesmo provou o Chocolate.

A Costa do Marfim é, atualmente, o maior exportador de Cacau de todo o planeta. Eles produzem quase 2 MILHÕES de toneladas por ano, e tudo vai para a produção do nosso querido Chocolate.

Uma TV Holandesa fez um vídeo no qual ela envia Chocolate para que os trabalhadores, que colhem, secam e ensacam o Cacau.

Um dos camponeses, chamado Alfonse, diz que nem fazia ideia de para que o Cacau era usado. Além disso, ele diz que provavelmente jamais iria conseguir comprar uma barra de chocolate, já que ele ganha aproximadamente o equivalente a R$ 18 por dia. E com esse dinheiro, ele sustenta uma família de 15 pessoas e outros 4 trabalhadores.

A reação dos trabalhadores é incrível e emocionante. "É doce!", eles se surpreendem.

Confira o vídeo:

Cacau

O Cacau é um fruto produzido pelo cacaueiro (Theobroma cacao), que é uma árvore perenefólia, "mãe" do Chocolate.

O cacaueiro surgiu na Bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. Em ambientes com sombra florestal e sem interferência humana, sua altura pode chegar a 20 metros. Porém, em condições de cultivo sua altura varia de 3 a 5 metros.

O cacau é a principal matéria-prima do chocolate. Esse alimento é feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas, que pode ser feito em processo industrial ou caseiro. Outros produtos feitos à partir do cacau são: polpa, suco, geleia, bebidas e sorvete.

E então, leitor(a), o que achou do vídeo? Você gosta de chocolate? O que acha da condição dos trabalhadores? Muitas pessoas até pararam de comer chocolate ao saber disso; você pararia de comer, em protesto? Deixa pra gente nos comments (:

Via   Hypeness  
Imagens Hypeness
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+