A Dollar Street é uma organização que, sobretudo, ajuda a desmistificar o processo cultural de diferentes países. Todas as pessoas almejam os mais variados sonhos. De uma maneira geral, nós estamos ligados por um bem em comum: a “humanidade”. Para isso, Anna Rosling Rönnlund passou os últimos 15 anos facilitando o manuseio de dados públicos. A frustração acabou tomando conta: a vida cotidiana não se tornou completamente compreensível, ainda mais considerando os diferentes níveis de renda. Um dos ensaios mostra o maior desejo de compra de pessoas pobres e ricas de diferentes partes do mundo. As diferenças são gritantes e, por vezes, nos fazem refletir sobre a condição humana e como estamos separados por causa da desigualdade social.
De acordo com os dados coletados, as famílias mais pobres sonham em sair da pobreza, ter uma bicicleta, um pedaço de terra ou uma casa melhor. Famílias que não vivem sob a linha da pobreza sonham com a riqueza e a educação. Entretanto, as famílias de renda média desejam uma educação universitária e uma casa grande. As mais ricas desejam viajar para novos lugares e comprar carros luxuosos. Parece que as metas de vida são bem diferentes, a depender do seu status social.
Isso nos faz se aproximar de problemas que não estão geograficamente próximos. No entanto, correspondem às questões intrínsecas da humanidade. A partir daí, a identificação ganha contornos. “Pessoas em outras culturas são frequentemente retratadas como assustadoras ou exóticas”.
Anna explica: “Isso precisa mudar. Queremos mostrar como as pessoas realmente vivem. Parecia natural usar fotos como dados para que as pessoas pudessem ver por si mesmas como é a vida em diferentes níveis de renda. A Dollar Street permite-lhe visitar muitas casas em todo o mundo”.
Assim sendo, confira fotos do ensaio mostra o maior desejo de compra de pessoas pobres e ricas de diferentes partes do mundo. Vamos separá-las por ordem crescente de renda. Ou seja, começaremos pelos desejos dos mais pobres até chegar aos dos mais ricos. O objetivo é o de facilitar o entendimento.