The Gifted - Entenda como a nova série se encaixa no universo dos filmes de X-Men

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      09/10/17 às 16h33

Quando nos referimos ao universo cinematográfico X-Men, os fãs sabem que não adianta pensar em cronologia. Desde sua estreia nos cinemas em 2000 até seu último filme este ano, os mutantes viajaram mais no tempo que o próprio Barry Allen. Ainda assim, as produções dentro desse mundo não param. Na última semana a Fox lançou The Gifted, série que, teoricamente, está no mesmo universo que os filmes. Mas exatamente quando ela se passa?

O trabalho para entender a linha temporal da franquia pode até ser um pouco complicado, contudo, vale o exercício mental. Afinal, é isso que os nerds fazem! Hutch Parker, produtor por trás de vários filmes de X-Men, no começo do ano disse que The Gifted era "uma única história completa". No entanto, o piloto da série trouxe nomes familiares desse universo, como os próprios X-Men e a Irmandade. Tendo ambos desaparecidos misteriosamente.

The Gifted apresenta um cenário que pode ser considerado os dias passados de uma futura distopia. O Serviço de Sentinelas usa pequenos robôs semelhantes a aranhas que rastreiam e caçam mutantes. Uma vez capturados, eles são levados para servirem de cobaia em experimentos. O equipamento está longe de serem aqueles humanoides gigantescos que estamos acostumados a ver, contudo, é fácil imaginar que eles possam ser uma fase anterior do projeto Sentinela.

Sendo assim, aqui vão quatro formas que The Gifted pode se encaixar dentro do universo de X-Men.

1 - Décadas depois de X-Men: Primeira Classe

Uma das conexões mais prováveis entre a série e os filmes está com Primeira Classe, que se passa no início dos anos 1960. Os eventos de X-Men: Apocalipse muito provável que ainda não aconteceram e, tão pouco, os de Dias De Um Futuro Esquecido. Isso pode ser justificável a partir do modelo inicial das Sentinelas.

O que sabemos de fato é que os X-Men e a Irmandade existiram em algum momento da linha temporal. Assim como Charles Xavier e Eric Lensherr também se conheceram em certo período do passado. Sendo assim, o que Matt Nix (showrunner da série) disse sobre Polaris ser filha de Magneto, se encaixa perfeitamente.

2 - Aproximadamente dez anos depois de X-Men: O Confronto Final

No final da primeira trilogia de X-Men, Ciclope, Jean Grey e Xavier acabam mortos, Wolverine segue sua vida e Magneto "perde" seus poderes. Tempestade continua com o legado do Professor e passa a gerenciar a Escola. O governo federal garante alguns direitos aos mutantes e Fera é nomeado como representante na Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar do final quase otimista, é possível que nos dez anos seguinte, toda a causa pela qual os X-Men lutaram tenham sucumbido. Inúmeras coisas podem ter acontecido, inclusive com a Tempestade. De qualquer forma, o ponto mais importante é que após O Confronto Final os X-Men e a Irmandade deixam de existir.

3 - Anos antes do sombrio cenário de Dias De Um Futuro Esquecido

The Gifted apresenta diversos mutantes "retirados" do futuro sombrio mostrado em Dias De Um Futuro Esquecido. Entre eles, destaque para Blink (imagem) e Mancha Solar. Na série, Pássaro Trovejante é irmão de Apache, que desempenhou um papel similar no filme. O mundo apresentado em The Gifted se parece bastante com o filme de 2014.

4 - Entre o Incidente de Wetchester e os acontecimentos em Logan

Imagine um mundo no qual humanos retiraram todo e qualquer suporto aos mutantes por causa de um incidente que matou centenas de pessoas. Os X-Men estão mortos. Assim como quase todos os mutantes do planeta. Logan desiste de viver e agora apenas sobrevive, se escondendo e cuidando de Xavier. Dois homens já marcados pelo tempo, tristes e com fortes cicatrizes do passado. O que acontece com os poucos mutantes que ainda restam no mundo?

Este talvez seja o cenário mais improvável para The Gifted. Pois, como visto no primeiro episódio, a extinção de mutantes ainda não é o problema. Na série, a caçada apenas começou.

Sobre a série The Gifted

A série conta a história de um casal suburbano cuja vida comum é abalada pela súbita descoberta de que seus filhos possuem poderes mutantes. Forçada a fugir de um governo hostil, a família se junta a uma rede subterrânea de mutantes e deve lutar para sobreviver.

O piloto da série foi dirigido por Bryan Singer (diretor dos primeiros filmes da franquia X-Men e Apocalypse). Escrita por Matt Nix (Burn Notice), The Gifted estreou dia 2 de outubro no canal americano Fox.

Assista ao trailer.

Via   Inverse  
Gabi Noronha
Khaleesi do horror, mantedora da zoeira e entusiasta da cultura pop! @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+