• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda o que é a URSAL citada no primeiro debate presidencial de 2018

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      10/08/18 às 14h15

Um assunto tomou conta das redes sociais na noite de quinta-feira (9) durante o debate entre os candidatos à Presidência da República do Brasil. Marcado por muita polêmica e discussões, assim como de praxe em debates do tipo, o programa exibido pela TV Bandeirantes trouxe a tona a discussão a respeito da URSAL. Tudo isso começou quando o Cabo Daciolo lançou sua pergunta a Ciro Gomes, um dos candidatos. Daciolo afirmou: "O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo" emendando com a pergunta "O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira".

Isso foi o suficiente para fazer com que as pessoas começassem a discutir o que era a Ursal, quais eram seus objetivos, como havia surgido, quem fazia parte desse grupo e etc. Ciro Gomes, candidato pelo PDT à Presidência negou ser o fundador do Foro de São Paulo. Daciolo rebateu argumentando que a Ursal é a sigla da União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Essa seria uma aspiração da união voltada para a América do Sul. O Cabo completou afirmando: "No nosso governo, o socialismo não tem vez". Ele, que foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2014 pelo PSOL, acabou sendo expulso do partido por divergência ideológica.

Pensando um pouco mais sobre isso, resolvemos trazer com mais clareza o que é a Ursal e o Foro de São Paulo. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já.

Ursal

Esse é o termo dado à União das Repúblicas Socialistas da América Latina. É um projeto político que surgiu na primeira reunião do Foro de São Paulo. O objetivo dessa união é formar uma confederação de países socialistas na América Latina. Esse projeto se daria pouco a pouco, à princípio com a ampliação do Mercosul, em seguida com a ALBA, Comunidade Sul-Americana de Nações até atingir o seu objetivo final. Objetivo esse que consiste em "criar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu". Assim disse o secretário do Foro de São Paulo, Marco Aurélio Garcia.

O que é o Foro de São Paulo

O Foro de São Paulo, também conhecido como FSP é o encontro de partidos políticos e organizações não governamentais de esquerda da América Latina e Caribe. Essa união foi constituída em 1990 quando o Partido dos Trabalhadores, junto com Fidel Castro convidou outros partidos e movimentos revolucionários da América Latina e Caribe para discutir algumas alternativas a respeito de políticas neoliberais. Isso junto com a promoção da interação econômica, política e cultural da região. Segundo algumas organizações, há atualmente 100 partidos e organizações participando dos encontros. As posições políticas variam de partidos social-democratas até organizações comunitárias.

Os países da América Latina que atualmente são governados por membros do Foro de São Paulo são: Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Vídeo do debate

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+