Mundo Animal

Entenda por que os animais lambem as feridas

0

Quando animais de estimação machucados são levados ao veterinário, a recomendação é que usem o cone em torno da cabeça, para que não tenham acesso aos ferimentos. 

De acordo com estudos, lamber a ferida é uma resposta instintiva que pode aliviar a irritação e a dor. A ação também pode ajudar as lesões a se recuperarem mais rápido.

Os especialistas apontam que quando os animais sentem dor, a primeira coisa que tentam fazer é acalmar aquela área. Muitos profissionais chegam a comparar com o hábito humano de esfregar a área após um impacto ou levar o dedo até a boca depois de se machucar, por exemplo.

A saliva

Foto: UMCOMO

Além de acalmar a área, a saliva de alguns animais possui propriedades antibacterianas e promove o crescimento de tecidos e nervos, acelerando a cicatrização. Segundo um estudo publicado na revista Plos One, foram encontradas diversas proteínas imunológicas e de crescimento celular na saliva de cachorros. Isso reforça uma teoria estabelecida nos anos 1990 de que o animal é eficaz no combate à bactéria específica chamada Streptococcus canis.

Outros animais também possuem propriedades cicatrizantes na saliva. A dos roedores acelera o crescimento da pele e o fechamento de feridas. Um efeito similar já foi encontrado em pequenas quantidades de saliva humana.

Para quem está se perguntando por que os veterinários impedem que os animais tenham acesso às feridas, já que as lambidas ajudam na cicatrização, a resposta é simples: lamber ferimentos pode provocar mais mal do que bem. Caso o animal lamba um ferimento cirúrgico, por exemplo, pode danificar as suturas, e aumentar a proporção da lesão.

Ainda de acordo com o estudo, os cães são propensos a lambidas excessivas, o que pode impedir a cicatrização de lesões. Além disso, lamber as feridas pode aumentar o risco de infecção ao introduzir bactérias da boca no local lesionado.

Faz mal cachorro lamber ferida humana?

Foto: Reprodução

Muitas pessoas costumam dizer que o cachorro lamber uma ferida ajuda no processo de cicatrização dos humanos. Além disso, as pessoas que possuem esse animal em casa costumam relatar que quando está ferido, o quatro patas se oferece para lamber as suas feridas. 

A maioria das pessoas possuem dúvidas se essa ação é higiênica ou se deve deixar que os cachorros lambam a ferida humana. A resposta para as duas questões é não. Mesmo que a saliva possa conter substâncias que poderiam ser benéficas para ajudar a curar as feridas, deixar o cachorro lamber a sua ferida não é uma boa decisão.

Embora a saliva dos cães possua propriedades antibacterianas, se considerarmos as ações cotidianas que um cachorro realiza, podemos notar que na língua deles também possui bactérias.

Lamber excrementos, urina, lamber outros cães, cheirar o chão ou limpar seus próprios genitais com a boca são algumas das ações que podem deixar um rastro de bactérias em sua língua. Por causa disso, ao lamber uma ferida, podem infectar e conseguir o contrário do que se pretende.

Conclusão sobre a lambida dos animais nas feridas

Foto: Cobasi

Desse modo, não se deve deixar um cachorro, ou nenhum outro animal, lamber uma ferida sua. Por mais que a saliva possua propriedades cicatrizantes, também pode te infectar. Além disso, a umidade não é boa para as feridas cicatrizarem, quanto mais exposta ao ar e quanto antes ela secarem, mais facilidades a pele terá para curar a ferida.

Com isso, podemos concluir que não é bom que seu cão lamba as suas feridas, como também não se deve deixar que lamba as suas próprias.

Para evitar que o animal se lamba, o melhor é utilizar o cone em volta da cabeça para que o cachorro não consiga lamber as próprias feridas. Já para ajudar na cicatrização da ferida, deve-se procurar um veterinário que indicará o melhor tratamento.

Fonte: Canaltech, UMCOMO

Por que “Eu, a Patroa e as Crianças” foi cancelada na 5ª temporada?

Matéria anterior

5 opções de café da manhã para ajudar a perder barriga

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications