Atualmente o McDonald’s é uma das principais redes de fast food do mundo. A hamburgueria já atendeu cerca de 68 milhões de pessoas nos mais de 100 países desde 1940 e tem os mais diversos cardápios de hambúrguer que agradam muita gente. Porém, a história por trás do restaurante McDonald’s é desconhecida por muitos e é surpreendente.
Tudo começou em 1937 quando Patrick McDonald decidiu abir um estande de comida chamado “O Airdrome”. Mas três anos depois para os irmãos Richard e Maurice McDonald, que abriu o primeiro restaurante do McDonald’s na Califórnia com um menu de 25 itens de churrasco.
Na época, os produtos mais vendidos eram os hambúrgueres. Sendo assim os irmãos decidiram fechar o restaurantes e reabrir com mais de nove opções de hambúrguer vendidos por nove centavos. Em 1952 os McDonald resolveram franquiar o restaurante e a primeira foi aberta no Arizona, nos Estados Unidos.
O sucesso do restaurante era tão grande que levou o vendedor de bebidas batidas, Ray Kroc, a pedir aos irmãos que o deixasse fazer a franquia dos restaurantes McDonald’s fora da Califórnia e do Arizona. Foi quando ele tentou abrir uma na Disneylandia.
Em 1958, 18 anos após o início do McDonald’s, o restaurante já havia vendido 100 milhões de hambúrgueres. Um ano depois a empresa começou a fazer anúncios em outdoors.
Apesar do sucesso que a rede de fast food fazia, em 1961 os irmãos McDonald resolveram vender os direitos empresariais da empresa por mais de R$ 2 milhões de reais para Kroc. Na época, ele decidiu fazer uma reformulação na empresa e alterar o logotipo, usando apenas um M dourado.
Um ano depois, o McDonald’s apareceu na revista Life, a primeira a ceder espaço para a empresa. Nessa mesma temporada, o restaurante se tornou o primeiro a ter assentos no estado do Colorado (EUA). No ano seguinte o bilionésimo hambúrguer foi vendido e peixes passam a ser incluídos no cardápio.
Já em 1967 o McDonald’s abre o primeiro restaurante fora dos EUA. A cidade escolhida foi Colúmbia Britânica, na Europa. Um ano mais tarde o famoso Big Mac começou a ser comercializado, e passou a ser o hambúrguer mais vendido da empresa.
32 anos após o início da história do McDonald’s a empresa já havia gerado cerca de R$ 1 bilhão em vendas através de 2.200 restaurantes. Mas o famosos Drive-Thru só foi aberto pela primeira vez em 1975 no Arizona. Nessa mesma época, o novo McMuffin foi introduzido.
Os famosos Mc Lanche Feliz começaram a ser vendidos no ano de 1979. O tema escolhido foi vagão de circo. Até o final e 1983 o McDonald’s já estava em 32 países com 7.778 restaurantes. Os nuggets foram introduzidos em todos os restaurantes.
Já 1984 foi marcado com tristeza, ano em que Ray Kroc morreu. Um ano depois a primeira loja do McDonald’s foi reaberta como um museu. E, quatro anos depois, o primeiro restaurante coreano e sérvio foram lançados. Além disso, a revista Fortune nomeou hambúrgueres do McDonald’s como um dos 100 melhores produtos da América.
Em 1993 o McCafé é lançado na Austrália e se estende por 13 países em 2002, o primeiro nos EUA abre em 2001. Em 2003 foi a maior marca de café da Austrália e Nova Zelândia. O famoso sanduíche Arch Deluxe só foi lançado dois anos depois. Na época eles queriam propor uma imagem mais madura da empresa e introduziram uma campanha publicitária com os seguintes dizeres: “Você já teve a sua pausa hoje”.
Em 2001 a empresa McDonald’s se envolveu em uma grande polêmica. Na época, a FBI afirmou que a empresa Simon Worldwide, contratada para os serviços de marketing de promoção da McDonald’s Monopoly, roubou 20 milhões de dólares de peças vencedoras. A crise na imagem resultou em perdas para a rede de fast food.
No ano seguinte a hamburgueria afirmou que deixou de lucrar cerca de R$ 344 milhões. Além disso, precisou se retirar de 3 países e encerrou atividades em 175 restaurantes. Ainda no ano de 2002 o Dia McHappy, ou o Dia Mundial da Criança, foi estabelecido para crianças em todos os lugares, e desde o seu lançamento, arrecadou cerca de R$ 170 milhões.
Com o objetivo de promover uma imagem mais saudável e de melhor qualidade, em 2003 o McDonald’s começou a campanha “Amo muito tudo isso!”, porém, nesse ano eles têm uma perda de R$ 126 milhões. Nessa época, o quadro de “plano para ganhar” é lançado, bem como as saladas premium, McGriddles e frango seleciona.
Em 2010 a Subway rouba o título de maior cadeia de marca única e maior operador de restaurante global. Dois anos depois os menus do Drive-Thru começam a o número de calorias dos produtos. No ano passado o McDonald’s exibiu um relatório de crescimento dos últimos 10 anos. Eles ainda começaram a trabalhar na campanha “Siga Nossos Passos Alimentícios“, uma história de realidade virtual mostrando cada passo da produção da fazenda para a mesa.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Não se esqueçam de comentar com a gente!