CuriosidadesHistória

Essa foi a primeira e única arma nuclear que já existiu no mundo

0

Muitas coisas terríveis nasceram durante a Guerra Fria, e um canhão atômico é um desses filhos. O gigantesco armamento tinha capacidade de disparar um tiro com alcance de cerca de 32 quilômetros e dizimar um pelotão inteiro de inimigos em questão de instantes, tamanha sua força.

Para nossa sorte, ela somente foi utilizada uma única vez. Entretanto, a arma gigante de 85 toneladas, com cerca de 25 metros de comprimento, pode ser vista em Fort Sill, em Lawton, Oklahoma, nos Estados Unidos. A arma atômica foi nomeada como ‘Annie Atômica’, conforme uma placa anexada em uma rocha que fica ao seu lado na exposição.

Annie Atômica

A arma foi criada pelos militares americanos e levou cerca de oito anos para que ficasse pronta. Um protótipo do armamento foi exibido durante o desfile de posse do ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower. No dia 25 de maio de 1953, cerca de 3 mil pessoas assistiram a cerca de 4,5 quilômetros de distância a arma sendo utilizada pela primeira e última vez na Área de Testes de Nevada.

Cerca de nove segundos após o disparo, e a pouco de mais de 11 quilômetros de distância, a arma que poderia derrubar uma divisão inimiga inteira acertou seu alvo com uma força de cerca de 15 mil toneladas de explosivos. A arma considerada um marco na história militar e no avanço do armamento nuclear, deu vida a uma massa atômica de calor e chamas completamente letal.

Cerca de 20 canhões atômicos foram produzidos após os teste. Cada um deles custou cerca de 800 mil dólares. Tais canhões foram então enviados para a Europa e Coreia. Felizmente, eles nunca foram utilizados. Atualmente, apenas oito deles ainda existem, incluindo Annie. A arma tômica por vezes já foi confundida com uma outra arma que lhe substituiu e recebeu o nome de “Sad Sack”.

Então pessoal, o que acharam da matéria? deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Descubra qual era o principal astro de Hollywood no ano em que você nasceu

Matéria anterior

7 crossovers de animes que precisam acontecer

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar