• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa múmia conservada de uma jovem está sendo chamada de "Bela Adormecida"

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      27/06/18 às 14h05

Arqueólogos do Instituto de História e Cultura Material de São Petersburgo durante os meses de maio e junho se deslocam para a região de Cacássia, no sul da Sibéria para um sítio arqueológico que fica sob as águas durante o ano todo. Com exceção desses dois meses do ano. Durante a última temporada de escavações, eles encontraram a múmia de uma mulher que estava cercada de adornos.

A múmia estava enterrada em uma tumba de pedras, o que permitiu que os restos fossem preservados mesmo com as enchentes da região. Trajes de seda e outros artefatos nobres, deram aos pesquisadores a ideia de apelidar a múmia de "bela adormecida". Os pesquisadores acreditam que a múmia tenha sido enterrada há cerca de 2 mil anos.

A descoberta

"A múmia de uma jovem mulher foi encontrada em uma tumba em Terezin na costa de um reservatório de água. A parte de baixo do corpo está bem preservada. No entanto, essa não é uma múmia clássica: seu túmulo permaneceu selado em pedra. O corpo passou por uma mumificação natural.", disse a arqueóloga Marina Kilunovskaya.

Duas vasilhas e utensílios de cerâmica foram encontrados ao lado do resto mortal da mulher. Segundo os arqueólogos, as características desse tipo de enterro é pertencente aos Hunos. Povo que viveu entre a Ásia e a Europa naquela época. "Na múmia encontramos roupas que acreditamos ser de seda e um cinto preto com padrões. Perto da cabeça havia também uma caixa redonda de madeira com um espelho chinês dentro", explicou Natalya Solovieta, diretora do instituto.

Agora os pesquisadores estão focados em examinar melhor as condições da múmia para entender como ela conseguiu ficar tão bem preservada. Análises do corpo e dos utensílios devem servir para ajudá-los a descobrir detalhes da cultura e da vida particular da "bela adormecida".

Os itens encontrados, juntamente dos restos mortais da mulher, foram recolhidos e estão passando por um processo de restauração para que consigam passar ainda mais tempo preservados. De forma que eles também possam revelar os detalhes que a equipe de arqueólogos buscam através dos fósseis.

Próxima Matéria
Via   Galileu  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+