Essas 10 companhias provavelmente controlam tudo que você compra

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      29/05/18 às 17h08

Por natureza, o ser humano tem a mania de agir instintivamente. Por exemplo, se você precisa muito de algo, é comum que vá até uma loja ou supermercado para resolver o problema. No entanto, ao escolher o produto, pouco pensamos sobre quem foi o responsável por sua fabricação. Claro, nos preocupamos em saber a que marca aquilo corresponde, mas na maior parte das vezes, não é apenas isso. Há uma grande corporação por trás daquele item.

Há algum tempo atrás, uma organização chamada Oxfam criou um infográfico realmente surpreendente, capaz de nos mostrar as 10 empresas que controlam o mercado de bebidas e alimentos de nosso mundo. Elas são responsáveis por praticamente todas as marcas que conhecemos em tais segmentos.

Ainda foi capaz de nos mostrar quais foram os valores da receita obtidos por essas corporações. Embora seja relativo ao ano de 2016, podemos tirar a informação como base e estimar os valores conforme os dias de hoje. Confira então, as 10 companhias que provavelmente controlam tudo que você compra. Confere aí!

1 - Kellogg's

Receita de 2016: 13 bilhões de dólares

Fundada por Will Keith Kellogg no ano de 1906, se faz muito presente no mercado mundial ainda nos dias de hoje. A empresa americana é uma grande produtora de cereais, mas também possui outras marcas como PringlesEggo Cheez-It.

2 - Associated British Food

Receita de 2016: 16,8 bilhões de dólares

Esta é uma empresa britânica de processamento de alimentos. Com sede em Londres, atua em cerca de 46 países pelo mundo. Embora não seja amplamente conhecida por nós, possui as marcas Ovomaltine e Karo.

3 - General Mills

Receita de 2016: 16,6 bilhões de dólares

Com sede no Minnesota, ocupa espaço entra as 10 maiores empresas de alimentos de todo o mundo. É bastante conhecida por deter cereais como Cheerios e Chex, mas também possui as marcas Häagen-Dazs, Colombo e Kitano.

4 - Danone

Receita de 2016: 23,7 bilhões de dólares

Se estava se sentindo um pouco perdido, aqui vai mais uma empresa bem conhecida por nós. O grupo Danone possui sede na França e é amplamente conhecido por deter grandes marcas de iogurte, como Activia Danoninho. Também é responsável pela fabricação de produtos de nutrição.

5 - Mondelez

Receita de 2016: 29 bilhões de dólares

Fundada por Thomas H. McInnerney, a empresa possui sede em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Possui marcas como OreoTridentHalls, entre outras.

6 - Mars

Receita de 2016: 35 bilhões de dólares

A Mars é muito mais conhecida por suas grandes marcas de chocolate. A exemplo da M&Ms e do Snickers.

7 - Coca-Cola

Receita de 2016: 41 bilhões de dólares

A marca Coca-Cola está presente no mercado há mais de 100 anos. Inicialmente, compunha apenas o refrigerante tão amado pelo mundo. No entanto, já faz algum tempo que a companhia incorporou outras marcas que vão além desse tipo de bebida. Detém marcas de chá como a Matte Leão, e de suco, como Del Valle.

8 - Unilever

Receita de 2016: 48,3 bilhões de dólares

E aqui temos uma empresa que realmente possui uma variada gama de produtos. Vão desde sprays corporais como Axe, até sorvetes como a Kibon e a maionese Hellmann's.

9 - PepsiCo

Receita de 2016: 62,8 bilhões de dólares

A empresa foi fundada por Caleb Bradham, e é focada na fabricação de lanches e bebidas. Além de possuir a marca Pepsi, também distribui as marcas DoritosCheetos, por exemplo.

10 - Nestlé

Receita de 2016: 90,2 bilhões de dólares

A Nestlé é uma empresa suíça fundada há mais de 150 anos, que atua no setor de bebidas e alimentos. Muito conhecida por nós devido aos seus chocolates, também apresenta marcas como NescaféMucilonMaggi Perrier em seu portfólio.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+