A "depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer.

Depressão é também uma doença recorrente. A depressão é uma patologia que atinge os mediadores bioquímicos envolvidos na condução dos estímulos através dos neurônios, que possuem prolongamentos que não se tocam. Entre um e outro, há um espaço livre chamado sinapse, absolutamente fundamental para a troca de substâncias químicas, íons e correntes elétricas.

Essas substâncias trocadas na transmissão do impulso entre os neurônios, os neurotransmissores, vão modular a passagem do estímulo representado por sinais elétricos.

Na depressão, há um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro.", segundo afirma o médico psiquiatra e professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, Ricardo Moreno, em entrevista concedida do Doutor Drauzio Varella.

O que as pessoas com depressão fazem secretamente? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o que elas fazem. Você tem depressão? Faça aqui o teste.

Mas como é a vida de uma pessoa com depressão? Uma postagem feita no Imgur mostrou como é a vida de uma pessoa deprimida com uma imagem de antes e depois do quarto dela.

m2nvh2q

O usuário  toofuckingbusyandviceversa conta que “Meu quarto está bagunçado assim há vários meses porque não consigo ter forças para cuidar dele. Mas, na sexta-feira, decidi finalmente arrumá-lo! Sofro de depressão severa e tenho muita dificuldade para arrumar minha casa ou fazer outros trabalhos domésticoszdvuqof

A fotógrafa argentina Luciana Rodriguez fez uma série de autoretratos sobre como é conviver com a depressão.

depressao2crop

A ideia das fotos é fazer com que os expectadores enxerguem esses sentimentos de que eles são universais e que qualquer ser humano pode sentí-los.

depressao4crop

Ela também quer que as pessoas olhem para as imagens com outros olhos.

depressao6crop

E percebam a beleza por trás dos aspectos mais entristecedores da vida.

depressaocrop

O que achou das imagens? Você já teve depressão? Conhece alguém que já passou por isso? Mande seu comentário para gente!

Publicado em: 16/09/16 15h28