Curiosidades

Essas são as provas que o Brasil não está preparado para as Olimpíadas

0

De 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro, serão realizados os Jogos Olímpicos de 2016. Nesse momento, os olhos de todo o mundo estarão voltados para a cidade, que recebe atletas nacionais e internacionais para competições nas mais diversas modalidades esportivas. Uma das preocupações de quem vem ou mora no país, para assistir aos jogos ou para competir, é com a estrutura e segurança do evento.

O presidente em exercício, Michel Temer, já tentou tranquilizar atletas e torcedores por meio de pronunciamentos oficiais. Temer garantiu que o Brasil e o Rio de Janeiro estão preparados para garantir a segurança de todos presentes, bem como o sucesso dos Jogos.

Apesar disso, especialistas acreditam que nosso país não tem com o conhecimento ou a estrutura para garantir o bem-estar de turistas e competidores, ou até mesmo de impedir ameaças terroristas. Alguns fatos problemáticos que já acontecem antes mesmo do início dos jogos, podem dar indícios de que as preocupações realmente fazem sentido.

A Polícia não garante a segurança

1

Policiais do Rio de Janeiro fizeram manifestações nos aeroportos da cidade com faixas informando turistas e atletas internacionais que não estão em condição de protegê-los e garantir a segurança da cidade. “Bem-vindos ao inferno. Policiais e bombeiros não são pagos, quem visitar o Rio de Janeiro não estará seguro”, dizia a faixa num protesto realizado em junho de 2016. Se nem mesmo os responsáveis pela segurança podem garanti-la, como esperar a tranquilidade no evento?

Um atleta foi roubado pela polícia

2

Um lutador de jiu-jitsu da Nova Zelândia afirmou que sofreu um sequestro relâmpago e foi obrigado a sacar dinheiro no Rio de Janeiro. O estranho na história, é que os homens vestiam fardas da Polícia Militar do estado. Ele foi parado e multado, mas por não ter o dinheiro foi levado, em um carro não identificado, para sacar dinheiro e entregar para os policiais. Ele também foi alertado para não reportar o fato.

A Vila Olímpica é inabitável

3

Atletas que já chegaram no Rio de Janeiro para se acomodar antes do início das Olimpíadas declararam que seus quartos e cômodos são inabitáveis. Membros da delegação australiana se recusaram a ficar no local, após conhecer os quartos que deveriam ficar. Eles relataram problemas de infiltração, forte cheiro de gás, fios expostos e problemas de segurança nas acomodações e acabaram procurando hotéis para passar os dias.

Equipamentos de impresa foram roubados por seguranças

4

Nas instalações onde vão ocorrer transmissões de eventos dos Jogos Olímpicos, foram reportados roubos de equipamentos e notebooks, a dias do início das Olimpíadas. A polícia do Rio de Janeiro conseguiu recuperar os computadores roubados e prender os responsáveis. Dentre o grupo, estavam pessoas responsáveis pela segurança do local.

Especialistas temem ataques terroristas

6

Em razão da alta concentração de pessoas do mundo inteiro e dos olhos da imprensa do globo estarem voltados para o Rio de Janeiro, especialistas e governos estrangeiros estão preocupados com a segurança. Dentre os motivos, citam o alto número de recentes ataques reivindicados pelo Estados Islâmico e a facilidade de se obter armas com traficantes da cidade. Além disso, são mencionadas a falta de uma rede de inteligência brasileira capaz de impedir os terroristas.

O que você espera das Olimpíadas 2016? Acha que o Brasil realmente consegue manter o sucesso da organização ou algo vai dar errado? Apesar das preocupações, só nos resta torcer, não só pelos atletas, mas para que tudo corra bem em termos de estrutura, organização e, é claro, segurança.

8 coisas que fazemos errado todos os dias

Matéria anterior

10 coisas que provam que nada faz sentido na nossa vida

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.