Curiosidades

Esse é o carro mais rápido do mundo

0

A maioria das pessoas tem o sonho de obter o carro próprio, aquele que poderá servir de várias formas. Um automóvel é bastante útil quando precisamos fazer uma viagem, quando costumamos nos atrasar para o trabalho e para passeios na cidade, sem precisar depender de transporte público ou serviços de transporte. No entanto, existem pessoas que elevam isso um pouco mais e acabam alimentando um verdadeiro amor por automóveis. Esses costumam passar o dia vendo algum carro novo no mercado, os modelos mais econômicos, os mais rápidos, os mais em conta… enfim, são várias observações a se fazer.

Entre todas, talvez, o modelo mais rápido ainda seja o mais desejado por quem gosta de carros e adrenalina. E falando nisso, o título de carro de série mais rápido do mundo tem um novo dono. Em teste realizado nos Estados Unidos, o SSC Tuatara atingiu incríveis 508,73 km/h. Essa foi a maior velocidade alcançada pelo hipercarro nas tomadas de aceleração realizadas na rota 160. Essa é uma rodovia que fica próxima de Las Vegas, no meio do deserto. A marca, no entanto, não foi validada pelo Guinness World Records.

O carro mais rápido do mundo

No teste, o Tuatara conseguiu superar o sueco Koenigsegg Agera RS, que atingiu 447,1 km/h em um teste realizado na mesma rodovia do estado de nevada, em 2017. O carro da SSC ainda bateu as máximas anunciadas em dois concorrentes, mas também não foram validadas pelo Guinness Book: 484 km/h do Hennessey Venom F5, e 490 km/h do Bugatti Chiron Super Sport. Para que possam receber o título, algumas regras precisam ser cumpridas.

Primeiro, o carro precisa ser idêntico ao que é vendido para o consumidor. Segundo, precisa percorrer a rota nas duas direções, assim garantindo que não haja interferência do vento e da inclinação. Terceiro, é obrigatório usar combustível e pneus comuns. Essa velocidade precisa ser aferida por GPS, com duas testemunhas. Existe ainda um quinto regulamento: o feito precisa acontecer em via pública e não em circuito fechado. Tudo precisa acontecer com a presença de um fiscal do Guinnes World Records, o que não aconteceu.

Além de percorrer os 500 km/h, o carro estabeleceu outras marcas. Alcançou as maiores velocidades em uma milha (503,92 km/h) e em um quilômetro (517,16 km/h), além de registrar a maior máxima já alcançada por um carro de série, com 532,93 km/h. Nessa missão, a SSC chamou o piloto britânico Oliver Webb, de 29 anos. Após o feito, Webber disse que o superesportivo poderia ter se saído ainda melhor. “com melhores condições, sei que poderíamos ter ido mais rápido”, falou sobre os ventos laterais durante a prova.

Referência

Tuatara é um lagarto nativo da Nova Zelândia. O automóvel foi batizado com esse nome como uma homenagem. O SSC Tuatara surgiu no começo da década passada, ainda como protótipo. Somente no ano de 2018, foi apresentado em versão de produção, durante o evento anual Pebble Beach, na Califórnia. Um dos pontos altos dessa criação é o design aerodinâmico e elegante, feito por Jason Castriota, com passagem na Pininfarina.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe.

Japonês conhecido como “Assassino do Twitter” é condenado à morte

Matéria anterior

Netflix anuncia live-action de Yu Yu Hakusho

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.