Esse é o motivo de só o Cebolinha usar sapatos em 'A Turma da Mônica'

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      24/04/18 às 19h36

Não importa se você já é um adulto formado ou se ainda está ali, entre a infância e a adolescência. Com certeza já ouviu falar sobre a Turma da Mônica e mais que isso, já deve ter se deliciado com alguns gibis ou episódios do desenho da turminha. Criada pelo grande cartunista Maurício de Sousa, a série de quadrinhos teve início lá atrás, por volta do ano de 1959. Eram publicados em forma de tirinha de jornal, tendo Franjinha e Bidu como personagens principais.

O tempo passou e a turma foi ganhando novas personalidades. No fim das contas, podemos ver Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali como os protagonistas da história. O próprio Franjinha e Bidu ficaram em segundo plano, participando de histórias paralelas. Acontece que, entre uma história e outra, muita gente notou algumas diferenças entre os personagens. Por exemplo, você já percebeu que o Cebolinha é o único da turma principal, que usa sapatos?

Afinal, quais os motivos para isso?

Podemos até julgar que ele era o mais limpinho de todos, ou que os pais dele eram mais cuidadosos. No entanto, existem motivos bastante curiosos para essa notável diferença. A verdade é muito simples: Maurício tinha mais tempo de pensar em detalhes na época em que criou o personagem. Para que você entenda melhor, Cebolinha foi desenvolvido no ano de 1960, período em que o cartunista ainda não tinha alcançado grande reconhecimento.

No entanto, quando ele criou a Mônica, já em 1963, resolveu que simplificaria seus traços para conseguir ser mais ágil e economizar tempo. Isso porque a partir daí, ele já havia conquistado um espaço para publicar suas tirinhas em um jornal. O tempo de entrega do trabalho era curto, então ele não poderia ficar se atentando muito aos detalhes. "Quem nasceu sem sapato, ficou sem sapato", disse ele.

Ainda acrescenta: "Quem analisar a cronologia do 'nascimento' dos personagens, vai verificar que o primogênito Franjinha, veio com roupinhas bem transadas, sapatos, meias, calça pintada de preto e até cuidadosos 'pingos' de nanquim para identificar a característica de sua franja. [..] O Cebolinha até que tinha mais cabelos no começo. Mas daí o tempo começou a correr muito rápido 'comendo' cada vez mais histórias. Enquanto que os roteiros pediam cada vez mais personagens".

Outros personagens

Bem, vale lembrar que ainda existem outras particularidades, como Chico Bento Zé Lelé. Assim como o restante da turma principal, não usam sapatos, mas possuem dedos nos pés. Ainda segundo Maurício, eles também nasceram na época em que ele tinha mais tempo para criar e se dedicar aos traços. Mas ao mesmo tempo, tal fator servia para identificar que os dois eram da roça, pé no chão em contato com a natureza.

À medida que o tempo foi passando, a Turma da Mônica foi fazendo cada vez mais sucesso e Maurício teve a oportunidade de trabalhar com uma equipe maior e com grandes artistas. Foi então que surgiu a possibilidade de criar personagens mais detalhados e com traços mais sofisticados. No entanto, ele diz: "Mas... Como alterar figuras, traços, desenhos dos personagens já existentes que conquistaram o público mesmo sem sapatos? Ficaram assim!".

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam dessa curiosidade? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   Turma da Mônica     Uol  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+