Curiosidades

Esse é o motivo pelo qual você nunca deve quebrar gelo com seu dente

0

Algumas coisas a gente sabe que são prejudiciais à saúde. Fumar, beber em excesso, dormir mal ou mesmo comer demais. Isso, as pessoas já estão cansadas de saber que faz mal à saúde. Contudo, existem alguns hábitos comuns que ninguém imagina que podem trazer problemas.

Um desses hábitos é o de mascar gelo. Muita gente tem a curiosidade de saber o motivo pelo qual alguns gostam de fazer isso. Já outros querem saber se esse prática pode ser prejudicial aos dentes.

Mastigar ou triturar o gelo pode incomodar quem está do lado. No entanto, essa atividade pode ser calmante, principalmente, se a pessoa estiver com a boca seca. Além de aliviar o estresse ou ajudar a relaxar.

Em alguns casos, mastigar gelo pode satisfazer os desejos da fome. Isso acontece porque pode imitar a sensação de comer sem que a pessoa realmente ingira calorias. Ou então, mastigar gelo pode ser apenas um hábito.

Perigo

Independente da causa, essa é uma prática que vale a pena deixar de lado. O motivo é que mastigar gelo é ruim para a saúde bucal, uma vez que pode causar rachaduras no esmalte dos dentes. Isso faz aumentar a sensibilidade aos alimentos e bebidas quentes ou frias.

Outro problema é que, se o dente for fraturado ou quebrado, pode surgir uma cárie nesse buraco. Até porque os ácidos produzidos por bactérias penetram na camada mais macia do dente, a dentina, bem mais facilmente e dão origem às cáries.

Esses danos ficam ainda mais propensos se a pessoa tive obturações, coroas ou folheados, usar aparelho ou retentor ou expansores. E o reparo do dente pode ser qualquer coisa e vai depender do dano que for causado. Podendo ir de uma simples obturação até um canal radicular.

Mudança de hábito

Claro que um hábito não acaba de uma hora para outra. Pode ser difícil deixar de mastigar gelo quando ele é um hábito frequente. Mas existem algumas dicas para ajudar as pessoas a largarem essa atividade.

1 – Derreter os cubos na boca. Ao invés de mastigá-los, se recomenda deixá-los na boca até que derretam. Dessa forma, a sensação refrescante e satisfatória vai durar mais tempo.

2 – Parar de consumir o gelo. Até porque, se ele não está presente no corpo, a tentação não existe.

3 – Tente substituir o gelo por algumas outras variações mais macias dele. Como por exemplo, gelo raspado.

4 – Tente comer coisas saudáveis, como por exemplo cenouras cruas, maçãs fatiadas ou outras frutas e vegetais crocantes. Eles podem satisfazer o desejo de mastigar gelo.

Se nenhuma dessas alternativas parecer funcionar, pode ser necessário mudanças na dieta ou então um suplemento de ferro. Além de uma consulta no médico ser necessária.

Cuidado

O cuidado com os dentes é extremamente importante, principalmente por volta dos 12 anos. Nessa idade, a maior parte das pessoas já perdeu todos os dentes de leite. E os dentes permanentes brancos e perolados podem durar a vida toda, especialmente se forem escovados duas vezes ao dia com creme dental com flúor.

Fonte: https://www.sciencealert.com/do-you-ever-crunch-ice-with-your-teeth-a-dentist-explains-why-you-shouldn-t

7 celebridades que já receberam ou doaram órgãos

Matéria anterior

Por que eventos estressantes aparecem tanto na memória?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos