Curiosidades

Banhos de gelo realmente melhoram a recuperação muscular?

0

Os praticantes de esporte, ou quem se interessa por esse mundo, muito provavelmente já ouviram falar da imersão em água fria, também conhecido como banho de gelo. Ele é usado de forma rotineira por atletas profissionais geralmente depois de eventos esportivos.

Se diz que mergulhar na água gelada, com temperatura em aproximadamente 10° Celsius, entre cinco e dez minutos, ajuda na recuperação muscular. Além de melhorar um futuro desempenho esportivo. No entanto, isso realmente é verdade? Qual a ciência por trás disso? Então, foi perguntado a cinco especialistas em fisiologia do exercício se realmente os banhos gelados melhoram o desempenho dos atletas.

Banho de gelo

Em uma comparação, várias pessoas usaram compressas de gelo para diminuir a dor e inchaço de um músculo distendido. E isso tem um fundamento, como explica Johanna Lanner, especialista em fisiologia muscular do Instituto Karolinska na Suécia.

“O resfriamento reduz a transmissão do impulso nervoso e, portanto, diminui o nível de percepção da dor, induzindo a constrição dos vasos sanguíneos nos tecidos periféricos, por exemplo, músculos. O que resulta na queda da difusão de fluidos que pode auxiliar na redução da inflamação aguda induzida pelo exercício”, disse ela.

“Também se conhece a imersão em água fria por ajudar a restaurar a  variabilidade da frequência cardíaca , a variação nos períodos de milissegundos entre batimentos cardíacos sucessivos”, concordou e acrescentou Llion Roberts, um especialista em fisiologia do exercício da Griffith University na Austrália.

Estudo

Além dos músculos, os banhos de água fria podem influenciar também na mente das pessoas. Tanto que James Broatch, um especialista em fisiologia do exercício da Victoria University na Austrália, fez um estudo comparando os efeitos de um banho de gelo com uma condição de placebo onde os participantes foram levados a pensar que era tão eficiente quanto.

Com o placebo, eles tomaram um banho quente com um “óleo de recuperação” especial, que na realidade era um limpador de pele.

“Os participantes nas condições de banho de gelo e placebo avaliaram sua crença nos benefícios de sua condição de recuperação atribuída de forma semelhante. O que, por sua vez, se traduziu em uma recuperação parecida da força de extensão da perna ao longo de um período pós-exercício de 48 horas”, pontuou ele.

Recuperação muscular

Mas os banhos de gelo funcionam sim na recuperação muscular. Como explica Lanner, eles são “eficazes na redução dos sintomas de dor muscular de início retardado induzida por exercício. Isto é, dor e rigidez sentidas nos músculos por várias horas a dias, geralmente de 24 a 72 horas, após atividades não habituais ou extenuantes”.

Justamente por isso que se usa os banhos de gelo para que os atletas tenham uma recuperação muscular depois das competições esportivas. E como os banhos ajudam os músculos a se recuperarem, pode ser que eles também melhorem o desempenho esportivo dos atletas.

Contudo, isso não é uma coisa tão simples. “Estudos científicos mostram resultados variados em relação ao efeito de banhos de gelo pós-exercício no desempenho subsequente, com resultados variando de efeitos positivos menores , sem efeitos, para efeitos negativos”, pontuou Hakan Westerblad, um especialista em fisiologia muscular celular do Instituto Karolinska, na Suécia.

Observações

 

“Deve se fazer a imersão em água fria após atividades de força com cautela ou se evitar. Se recomenda seu uso após circunstâncias únicas, como grandes eventos esportivos ou exercícios de resistência. Ele pode até mesmo fornecer benefícios adicionais para o desempenho subsequente de exercícios de resistência”, resume Rogers.

A conclusão é que não se deve usar os banhos de gelo para melhorar o treinamento de força. No entanto, podem ser úteis para exercícios de resistência.

Fonte: https://www.sciencealert.com/do-ice-baths-actually-improve-muscle-recovery-read-this-before-you-try

Engenheiros inventaram um método novo para reciclar plástico

Artigo anterior

Impressionante imagem da cratera Tycho da lua é super detalhada que nem parece real

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido