• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse é o primeiro peixe que desenvolveu a habilidade de "andar"

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      12/02/18 às 17h39

Nós já fizemos uma matéria com os 7 fatos sobre a evolução das espécies que você nunca imaginou. Mas vem cá, já ouviu falar de peixes que andam? Pois bem, um estudo internacional publicado no periódico "Cell: segundo os cientistas", revelou que a primeira criatura do oceano a conseguir andar pela primeira vez nem chegou a sair do oceano.

Segundo Jeremy Dasen, um neurobiologista do Departamento de Neurociência e Fisiologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York "acreditava-se que a habilidade de andar tinha surgido conforme os vertebrados foram dos oceanos para a terra. Nos surpreendemos ao descobrir que algumas espécies de peixe também podem andar." Curioso, não!? A gente conta mais para vocês sobre o caso.

A descoberta

A descoberta apareceu a partir de análises das células vertebrais da espécie Leucoraja erinacea. Essa espécie também é conhecida como "little skate" e é uma das mais antigas a desenvolver a coluna vertebral. Estima-se que tenha surgido há 400 milhões de anos.

Sendo parente das arraias e tubarões, o peixe tem dois conjuntos de barbatanas. O peitoral é usado para o nado e o pélvico, que é usado para se mover no fundo do mar. Estudos também mostraram que já tinha sido indicado a possibilidade desses peixes usarem movimentos parecidos com o que os animais terrestres desenvolveram para se locomover. O vídeo abaixo foi publicado pelo cientista e mostra animal fazendo o movimento de "andar", confiram:

Os estudiosos utilizaram a técnica de sequenciamento de RNA. Eles avaliaram quais genes aparecem nos neurônios motores do animal. Foi descoberto que vários genes aparecem também em mamíferos e ainda que o little skate tem formas de controlar os músculos que regulam os movimentos do seu corpo.

"A descoberta sugere que o programa genético que determina a habilidade dos nervos da medula espinhal de mover e articular os músculos surgiu muito tempo antes do que imaginávamos", disse Dasen. Para ele, esse tempo é estimado em pelo menos 50 milhões de anos.

E aí, já tinham visto um peixe andando antes? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+