Curiosidades

Esse é o primeiro vídeo de um rover pousando em Marte. E é impressionante

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?! As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram.

Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelha. Outras dizem que os extraterrestres que vemos em tantas histórias partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo. Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

Mesmo que para que humanos chegarem à Marte ainda falte um tempo, as missões não tripuladas já são uma realidade. Tanto que, três missões foram enviadas ao planeta para estudá-lo.

Pouso

E pela primeira vez, nós podemos ver um rover pousando em Marte. Claro que ter fotos do planeta já é um grande feito, agora ver um vídeo do pouso é épico. Desde os anos 1970, o ser humano lança sondas para Marte, mas a maioria sem sucesso.

Agora, os poderosos skycranes baixam os rovers da NASA até a superfície do planeta. No entanto, tendo fracassado ou tendo sido bem sucedida no passado, as missões não eram vistas pelas pessoas. Mas essa realidade mudou com o Perseverance.

Isso porque a NASA equipou o rover com uma coleção de câmeras de vídeo de alta qualidade e alta velocidade já com a finalidade de capturar os chamados “sete minutos de terror”. Que, de acordo com os engenheiros, é o momento do mergulho na superfície marciana.

Essas câmeras foram instaladas no rover para dar aos espectadores lugares na primeira fila para ver os dois capítulos finais do mergulho do rover indo da órbita solar para Marte.

No vídeo é possível ver o veículo de pouso do Perseverance saltando do seu escudo térmico para que ele possa “ver” o solo durante o pouso e cronometra o lançamento do paraquedas. Depois disso, o disco de metal cai, mostrando a longa queda que ainda separa o rover do solo de Marte.

Outra câmera mostra o paraquedas abrindo. Basicamente, é uma folha de tecido com o objetivo de desacelerar a descida de 1.512 quilômetros por hora, para 306 quilômetros por hora. Tudo isso em dois minutos.

Rover

Então, o módulo de pouso cai do paraquedas e o piloto robótico tem o seu desafio maior, que é identificar e manobrar na direção de um lugar de pouso seguro. Finalmente, o skycrame paira 20 metros acima da superfície marciana. Com isso, ele levanta uma tempestade de poeira quando abaixa um rover que balança suavemente em cabos longos até o solo.

Durante o pouso, que foi totalmente controlado por robô, o vídeo não estava disponível para a NASA. Mas o Perseverance carregou o material no fim de semana para que a agência pudesse divulgá-lo.

De acordo com a NASA, o vídeo vai dar dados importantes que irão ajudar nas futuras missões. Além disso, ele confirmou que quase todas as fases da descida aconteceram conforme o esperado.

Novo relatório da ONU é um “alerta vermelho” para o planeta

Matéria anterior

Conheça o Lago Assassino de Puebla de Guzman

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.