• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse fóssil tinha pais de diferentes espécies de humanos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      23/08/18 às 16h59

Em 2014, fizemos uma matéria com os 7 cruzamentos incríveis entre espécies, e hoje voltamos a falar do mesmo assunto. E que tal uma pessoa que é fruto de duas espécies de humanos diferentes? Bom, estamos fazendo essa pergunta porque cientistas conseguiram identificar pela primeira vez na história uma pessoa híbrida, ou seja, que nasceu de duas espécies humanas diferentes.

As duas espécies viveram por aqui, antes de nós (homo sapiens). Estamos falando dos famosos neandertais e denisovans. As duas espécies se espalharam pela Eurásia bem antes de nossos ancestrais saírem da África. Ficou curioso para saber mais sobre esse caso? A Fatos Desconhecidos conta mais detalhes para vocês.

A garota que era fruto de duas espécies diferentes de humanos

A análise de um fóssil de 90 mil anos mostrou que uma jovem de mais ou menos 13 anos de idade era filha de mãe neandertal e pai denisovan. Os cientistas afirmaram que essa é uma descoberta inédita. O fragmento de osso foi encontrado em uma caverna no sul da Sibéria e possibilitou a descoberta. Esse achado confirma a suspeita de que as duas espécies se encontraram e se miscigenaram na pré-história.

O genoma da garota foi sequenciado a partir das amostras colhidas do osso encontrado na caverna (foto acima). Outros estudos já haviam mostrado a possível ocorrência do cruzamento entre os dois grupos, mas nunca tinha sido provado.

Vivian Slon, pesquisadora do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária de Leipzig, diz que "havia anteriormente provas de cruzamentos entre diferentes hominídeos ou grupos antigos de humanos". Ela também afirmou que "essa é a primeira vez que encontramos um descendente direto de primeira geração".

Svante Paabo, geneticista do Instituto Max Planck e coautor do estudo, diz que ficou surpreso com a descoberta. Ele acha que podem haver poucos vestígios de grupos de outras espécies humanas que coexistiram com o homo sapiens. Sendo assim, achar sinais como esse parece mais um raro golpe de sorte.

Slon ainda afirma que "o simples fato de termos encontrado esse indivíduo de origem mista neandertal e denisovan sugere que o cruzamento entre raças ocorria com mais frequência do que pensávamos".

Segundo os especialistas, esse achado pode permitir obter informações sobre a cronologia da movimentação de ambas as espécies na Eurásia.

Mas e você, imaginaria que podia existir uma pessoa, digamos assim, com uma combinação de duas espécies de humanos? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+