• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse jovem parece ter criado uma fusão nuclear com apenas 12 anos

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      26/02/19 às 14h11

Um jovem de 14 anos pode ter quebrado o recorde quanto à criação de uma fusão nuclear, e seu feito parece ter sido realizado quando ele ainda tinha 12 anos. Mas afinal, o que é uma fusão nuclear? A fusão é a junção de átomos que têm núcleo leve. Essa junção gera um átomo de núcleo mais pesado. Isso acontece em uma temperatura muito alta. Essa fusão libera uma grande quantidade de energia e também de energia do tipo solar.

Para construir uma fusão é preciso ter um reator e claro, muito estudo e investimento. E foi isso que Jackson Oswalt conseguiu, ao menos ao que parece. O garoto que atualmente tem 14 anos mora no Tennessee, nos Estados Unidos, e ao invés de passar boa parte do seu dia brincando e se divertindo, como os garotos de sua idade, ele passava boa parte de seus dias trabalhando em seu reator.

Laboratório na sala de jogos

Jackson tinha apenas 12 anos quando se interessou no assunto e começou a trabalhar em seu projeto. Menos de um ano depois, poucas horas antes de comemorar seu aniversário de 13 anos de idade, o garoto teria conseguido realizar a primeira fusão, utilizando átomos de gás de deutério. No entanto, como não tinha certeza do resultado, Jackson prosseguiu realizando testes por mais alguns meses.

Até que, recentemente, ele divulgou em um fórum sobre o assunto que finalmente teria conseguido realizar a fusão. Durante esses meses de testes, o garoto afirmou que conseguiu ainda realizar algumas correções em seu sistema. Apesar de ter revisado tudo, todo o processo precisa ser novamente revisto e publicado em um periódico para ser validado. Apesar disso, o fórum também já confirmou os resultados e Jackson já faz parte da lista de fusioneiros amadores de sucesso.

Um novo recorde?

Se for mesmo confirmado que Jackson conseguiu realizar a fusão quando tinha apenas 12 anos, ele será o mais novo recordista. O garoto mais jovem a conseguir esse feito foi Taylor Wilson, que em 2008, quando tinha apenas 14 anos, conseguiu realizar sua primeira fusão. Isso porque o garoto sempre foi apaixonado por física nuclear e com 10 anos construiu uma bomba.

Mas como dissemos, para que isso seja feito, o estudo de Jackson precisa ser revisado e comprovado. Isso pode ser feito por alguma organização científica e caso comprovado, Jackson é o novo recordista mundial.  E não pense que esse "brincadeira" saiu barato. Para montar o reator, que é considerado de pequeno volume, foram gastos mais de 10 mil dólares.

Mas afinal, o que existe de tão importante por trás de uma fusão nuclear? A fusão pode ser utilizada de várias formas. Esse tipo de fusão é a utilizada em bombas de hidrogênio, ou no bom português: bombas atômicas, que como você sabe, têm grande poder destrutivo. Além disso, a fusão também produz energia solar e pode ser utilizada para gerar energia limpa, eletricidade de fato. Se bem utilizada, a fusão pode trazer grandes benefícios e por isso é tão estudada.

E você? Gostou da matéria? Já teve vontade de criar uma fusão nuclear ou algo do tipo? Gosta desse tipo de invenção? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que adoram ciência!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+