Ciência e Tecnologia

O garoto de 17 anos que criou um reator nuclear no seu quintal

0

A maioria dos adolescentes de 17 anos estão estudando loucamente para entrar na universidade, porém, sem projetos malucos ou obsessões perigosas. Talvez seja isso que torne a história de David Charles Hahn tão surreal. O garoto, desde muito pequeno, era fascinado pela ciência e vivia brincando de fazer experimentos químicos. Mas mesmo com tamanho interesse e empenho, ninguém conseguia imaginar que ele construiria um reator nuclear no seu próprio quintal.

Em 1994, em um galpão ao lado de sua casa, David Hahn, de 17 anos, fez um reator nuclear a partir de objetos básicos como baterias, relógios antigos, lanternas, urânio da Tchecoslováquia (talvez o menos básico) e fita adesiva. A história atraiu a atenção da mídia e David foi nomeado como o “Jovem Garoto Radioativo”. Você conhece a história de David Hahn? Venha conhecer um pouco mais sobre o garoto de 17 anos que criou um reator nuclear no seu quintal.

Jovem Garoto Radioativo

David Charles Hahn era um escoteiro na sua cidade do interior, pequena e com poucos habitantes. O garoto, desde sempre, foi muito fascinado com todos os tópicos das ciências. Sua paixão cresceu ainda mais quando ele adquiriu O Livro de Ouro dos Experimentos de Química, recebido como um presente de seu avô. Com tanto amor pela área e com os incentivos adquiridos, ele resolveu usar o galpão de sua mãe para construir os seus próprios experimentos químicos. Além disso, ele fez o que ninguém achou que ele seria capaz de fazer: construir o seu próprio reator nuclear.

Durante um incêndio que aconteceu no galpão, a casa da família foi incendiada e a mãe de Hahn decidiu que ele deveria mudar seu “laboratório” para o galpão no quintal. Após esse acontecimento, David ganhou um Distintivo de Mérito de Energia Atômica, que lhe deu a ideia de construir seu próprio reator nuclear. Ele entrou em contato com a Comissão Reguladora Nuclear e começou a trocar correspondências com eles, fingindo ser um professor de Física.

Consequências

Logo após a conclusão do projeto, os níveis de radiação na área aumentaram dramaticamente, levando David a desmantelar o reator. Enquanto tentava se livrar do reator nuclear, David foi parado pela polícia e preso. As autoridades limparam o galpão de todos os materiais nucleares. O jovem nunca concordou em fazer nenhum teste para determinar qualquer possível dano causado por seus experimentos, devido ao medo do que poderiam encontrar. Infelizmente, Hahn faleceu em 2016 com apenas 39 anos, devido à intoxicação por álcool.

E aí, o que você achou da história de Hahn? Conhece outras semelhantes? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que também já teve ideias malucas, aquele abraço.

Elenco de A Maldição da Residência Hill relata estranhos problemas durante a gravação da série

Artigo anterior

Artista mostra como seriam desenhos famosos se os personagens fossem negros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido