Curiosidades

Superlua Rosa quando acontece e como observar

0
superlua rosa

Se existe ou não vida no espaço sempre foi uma indagação de todas as pessoas. Você, acreditando em seres esverdeados que habitam outros planetas por aí no espaço ou não, não poderá questionar uma coisa: a beleza do universo e os fenômenos que ele têm. Aqui a superlua!

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

O ano passado fez com que nós ficássemos em casa. Mas isso não quer dizer que todo mundo conseguiu ver os vários eventos astronômicos, que aconteceram em 2020. Mas isso não tem problema. Porque todo ano somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles.

Segundo o calendário astronômico, 2021 irá ser marcado por eclipses, super luas e chuvas de meteoros. Por exemplo, esse mês não tem apenas a celebração da páscoa como evento importante acontecendo. Em abril acontecerá um dos eventos lunares mais bonitos e luminosos do ano, a superlua rosa.

Esse evento astronômico acontece apenas uma vez por ano. E ele não é somente especial por ser uma lua cheia linda, mas também por ter um elemento histórico por trás.

Superlua rosa

superlua rosa

Esse evento astronômico tem esse nome por conta de duas razões. A primeira é que é chamado superlua quando o satélite natural do nosso planeta se aproxima de nós e dá a impressão de que ela está maior e mais brilhante no céu.

E ao contrário do que muita gente pensa, ela ser chamada de rosa não tem à ver com sua coloração. Segundo a NASA, o nome faz referência ao aparecimento de um musgo chamado Phlox Subulata, que acaba se destacando por conta da sua cor violeta e rosa.

Esse musgo consegue cobrir campos inteiros, principalmente no leste dos EUA. E na primavera do hemisfério norte aparecem os primeiros brotos do phlox. É por conta disso que a primeira lua cheia no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul, é conhecida como superlua rosa.

Quando

super lua

Também de acordo com a NASA, a superlua rosa irá acontecer no dia 27 de abril. A partir desse dia a lua cheia irá estar mais próxima da Terra. Por isso ela aparecerá maior e mais brilhante no céu do mundo todo.

E uma coisa que é válido lembrar é que a lua não estará na cor rosa. Visto que o nome é dado por conta do acontecimento histórico.

Como observar

superlua rosa horizonte

Para ver esse evento astronômico não será preciso nenhum equipamento especial. Basta olhar para o céu e ver esse maravilhoso evento. O melhor momento é quando a lua está perto da linha do horizonte. Isso porque a comparação com prédios e paisagens perto dela destacam mais ainda o seu tamanho e brilho.

Por mais que ela seja a mais brilhante e colorida de todo o calendário lunar, essa não será a última superlua de 2021 e nem o último evento astronômico. Em maio, no dia 26 mais especificamente, acontecerá um eclipse lunar total. Ele poderá ser visto de algumas partes da Europa e da América.

Empresa de Elon Musk ensina macacos a jogar vídeo game com a mente

Matéria anterior

Primeiro transplante de pulmão de doador vivo é feito para mulher com COVID-19

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.