Você é capaz de resolver o mistério da CICADA 3301?

POR Lucas Curado    EM Lendas Urbanas      11/10/17 às 14h23

A internet esconde mistérios obcuros que já foram temas de vários filmes de ficção, drama e terror. Não é de menos, pois nas camadas mais profundas e inacessíveis da web, ficção se encontra com realidade. Um exemplo disso são os diversos esquemas ilegais, e alguns macabros, que já foram encontrados na famosa deep e dark web. A internet é um meio que fascina e assusta por sua complexidade.
Uma das histórias mais famosas e misteriosas já relatadas dentro do cyber espaço é a da CICADA 3301. O que aconteceu foi que uma pessoa (ou pessoas) desconhecida soltou para o público um quebra-cabeça que, a primeira vista, parecia mais uma brincadeira. Mas com o desenrolar do enredo se mostrou algo muito mais complexo e profundo.

Cicada 3301

Há 5 anos atrás, uma mensagem criptografada começou a aparecer para diversos usuários da web. Uma tela preta com letras brancas com o seguinte texto:

"Olá, Nós estamos procurando por indivíduos altamente inteligentes. Para acha-los, nós desenvolvemos um teste. Há uma mensagem escondida nessa imagem. Ache-a, e isso levará você ao caminho certo para nos encontrar. Nós estamos ansiosos para encontrar os poucos que farão esse caminho até nós. Boa sorte. _ 3301"

dessa forma, várias pessoas motivadas pela curiosidade e o desafio começaram a procurar respostas para a misteriosa charada.

O Enigma

Não são muitas pessoas que foram capazes de desvendar a Cicada, e as que a fizeram, estão resguardadas pelo anonimato. Porém, um homem de 34 anos de idade chamado Joel Eriksson é conhecido como um desses raros indivíduos que descobriram o enigma da cicada e se mostraram ao público.

Eriksson comenta que no início ele achou que a mensagem fosse somente mais um quebra-cabeça, e tentando pelo espirito do desafio, acabou descobrindo que se tratava de algo muito maior do que ele esperava. Ao logo de sua jornada para decifrar o enigma, foram necessários conhecimentos tanto de esteganografia e criptografia como de numerologia maia e ficção cyber-punk. Não somente isso, Eriksson descobriu que o mistério se estendia para fora dá web. Ele teve de buscar várias pistas em localizações específicas de 14 cidades no mundo, para  então ser direcionado aos mais profundos abismos da Dark Web.

Desfecho

Após contactar outros aventureiros que estavam buscando resolver o enigma da Cicada, Joel consegue desvendar o enigma, porém não em tempo hábil. Quando Eriksson finalmente acessou o destino para onde foi redirecionado ao fim do quebra-cabeça, a Cicada havia postado uma mensagem que dizia que "estavam desapontados" com participantes que formaram grupos para compartilhar informações entre si, dessa forma, possibilitado pessoas que não completaram grande parte do desafio adentrarem o endereço final.

Especula-se que isso poderia ter sido um trabalho de alguma agência de inteligência recrutando novos talentos, porém devido o caráter grosseiro e pouco informal do desafio,  muitos acreditam que o segredo foi criado por grupos motivados por ideais cripto anarquistas ou alguma outra ideologia. Permanece até hoje o mistério que é a identidade dos desenvolvedores da Cicada 3301.

Seria algum governo recrutando talentos? Agências de segurança internacionais? Anarco hackers? Cyber-terroristas? Há quem arrisque dizer que isso é um trama dos reptilianos ou iluminatis devido o caráter ocultista do desafio. E você acha que teria capacidade de desvendar esse mistério? Ou melhor, coragem?

Lucas Curado
Rapaz de 24 anos de idade que acha que memes, sushi e cultura pop são bem apetitosos.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+