Esse raro fenômeno lunar poderá ser visto nos céus ainda nesta semana
Tempo de leitura:1 Minutos, 37 Segundos

Esse raro fenômeno lunar poderá ser visto nos céus ainda nesta semana

Quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou se mantém em um alinhamento bem quase retilíneo, temos o fenômeno do eclipse lunar. A sombra da Terra acaba ocultando total ou parcialmente o satélite natural.

Você sabe o que acontece com a bandeira dos Estados Unidos colocada na Lua? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o que foi feito do paradeiro dela.

E um raro fenômeno lunar vai acontecer na sexta-feira desta semana. É a chamada “Lua negra”. O fenômeno vai deixar o céu escuro, no hemisfério ocidental do continente.

0801luanegra

Para quem mora do outro lado do hemisfério, só vai poder contemplar esse acontecimento em outubro. A lua negra é um acontecimento relativamente novo no qual os especialistas ainda estão tentando descrever como ele realmente acontece.

Cientistas afirmam que a lua preta ocorre cerca de uma vez a cada 19 anos, quando o mês de fevereiro pula uma lua cheia.  A definição em geral que se tem diz que a lua negra é a segunda lua nova em um mês em que ela ficará totalmente invisível no céu à noite.

De acordo com o sciencealert, “a lua negra próxima ocorrerá às 20:11h no Leste(17:11, horário do Pacífico) na sexta-feira, 30 de Setembro para o Hemisfério Ocidental, que abrange o Norte, América do Sul e certas partes ocidentais da Europa e da África.

São Paulo 08/09/2014 Superlua vista desde o centro da cidade . Foto Paulo Pinto/Fotos Publicas

Já para o hemisfério oriental(Europa, África, Ásia e Austrália), “a lua negra irá ocorrer no próximo mês, com a primeira lua nova prevista para 01 de outubro e a segunda no dia 30 ou 31 de Outubro, dependendo da região onde você mora.”

Você sabe como funciona um ciclo lunar? Confira o vídeo que a NASA mostra as fases da lua:

O que achou desse breve evento astronômico que vai acontecer no céu? Você vai acompanhar? Mande seu comentário para gente!