Curiosidades

Esse script contém pistas para a evolução da escrita

0

A escrita, assim como nós, evoluiu com o passar do tempo. Ademais, ela também é um ponto de estudo bem interessante. Agora, um script raro de uma língua na Libéria deu aos pesquisadores algumas novas ideias a respeito de como a escrita evoluiu.

“A escrita Vai, da Libéria, foi criada do zero por volta de 1834 por oito homens completamente analfabetos que escreviam com tinta feita de bagas esmagadas. Por causa de seu isolamento e da maneira como continuou a se desenvolver até os dias atuais, pensamos que poderia nos dizer algo importante sobre como a escrita evolui em curtos espaços de tempo”, disse o antropólogo linguístico Piers Kelly, agora na Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália.

A maioria das pessoas pode acreditar que a palavra escrita é uma das coisas certas nos dias atuais. Contudo, os pesquisadores ainda não sabem exatamente como essa habilidade humana primitiva se desenvolveu para chegar na onipresença que ela tem hoje em dia.

Escrita

Science Alert

O que sabem até o momento é que a invenção da escrita aconteceu há aproximadamente cinco mil anos no Oriente Médio. Desde então, ela foi reinventada várias vezes. Ademais, novos sistemas de escrita ainda estão sendo inventados atualmente em países como Nigéria e Senegal.

Nesse ínterim, acredita-se que mesmo esses primeiros sistemas de escrita tenham sido formados por grupos pequenos de pessoas em uma geração, como por exemplo, o script Vai.

Entretanto, conforme as gerações vão mudando, os pesquisadores sugerem que os sistemas vão se tornando mais simples ao longo do tempo. “Há uma famosa hipótese de que as letras evoluem de imagens para sinais abstratos”, disse Kelly.

“Por exemplo, a cabeça de boi icônica dos hieróglifos egípcios se transformou no fenício aleph e, eventualmente, na letra romana A. Mas também há muitas formas abstratas de letras na escrita inicial. Previmos, em vez disso, que os sinais começariam como relativamente complexos e depois se tornariam mais simples nas novas gerações de escritores e leitores”, continuou.

Símbolos

Science Alert

No script Vai, seus oito criadores começaram a desenhar símbolos para cada uma das sílabas do seu idioma. Eles fizeram isso inspirados em um sonho. Esses símbolos escolhidos representavam coisas físicas, como por exemplo, uma mulher grávida, água, balas e emblemas tradicionais mais abstratos.

Depois de ter sido feito, ele foi ministrado de forma informal por um professor alfabetizado. Ele passou o seu conhecimento do script para um aluno aprendiz. Ainda nos dias atuais usa-se essa prática para ensinar a linguagem escrita.

Para o estudo, Kelly e sua equipe do Instituto Max Planck analisaram o alfabeto de 200 sílabas do povo Vai, de 1834, através de arquivos de vários países. Ao longo dos primeiros 171 anos, o script Vai se tornou cada vez mais comprimido. Essa simplificação aconteceu ao longo de gerações e os símbolos mais complicados foram os que tiveram uma maior simplificação.

Evolução

Segundo os pesquisadores, essas mudanças não foram aleatórias. Isso porque as línguas passam por um tipo de processo de seleção natural por conta da memória e do aprendizado. Nesse processo, as características mais difíceis de se lembrar acabam sendo perdidas.

“A complexidade visual é útil se você estiver criando um novo sistema de escrita. Você gera mais pistas e maiores contrastes entre os signos, o que ajuda os alunos analfabetos. Essa complexidade mais tarde atrapalha a leitura e a reprodução eficientes, então desaparece”, explicou Kelly.

Linguagem

Science Alert

Além disso, Kelly e seus colegas descobriram que conforme as letras vão se tornando mais complexas, elas se tornam mais uniformes, mesmo que não se use a linguagem para uma produção em massa ou para necessidades burocráticas. Isso porque esses usos parecem ajudar a organizar um padrão nas linguagens.

“No entanto, o fato de que Vai continuou a comprimir durante todo o século XIX, em uma época em que havia poucas mudanças de escrita na mídia, indica que as mudanças na tecnologia de escrita não podem ser a história completa”, disseram os pesquisadores.

Por mais que essa rapidez da evolução desse sistema de escrita pareça bem notável, os pesquisadores sugerem que ela aconteceu por causa dos seus inventores e usuários que já sabiam do que a escrita era capaz.

Fonte: Science Alert

Imagens: Science Alert, YouTube

 

Você sabia que existem navios blindados?

Matéria anterior

Casa do BBB 22 terá somente um banheiro com chuveiro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos