Fatos Nerd

Esses 10 filmes completam 10 anos em 2018 e provam que você está ficando velho

0

O início do século foi uma época muito decisiva para o cinema. No início dela os VHS, antes tecnologia de ponta, estavam perdendo espaço para os DVD’s. Já eram raras as locadoras que tinham um acervo exclusivo das nostálgicas fitas cassetes. No meio, as fitas nem eram mais produzidas e o DVD Player já tinha dominado o mercado. Algumas locadoras até tinham um pequeno acervo, mas logo foi defasando e o público já não mostrava tanto interesse. No fim dos anos 2000, a bola da vez era o blu-ray, uma mídia similar ao DVD, mas com qualidade infinitamente superior. Isso tudo aconteceu em 10 anos.

Será que você consegue lembrar o que estava fazendo há 5 anos atrás? E há 10? Difícil, não é? Há 10 anos ainda costumávamos passar numa locadora e ficávamos por horas olhando as prateleiras de DVD’s a fim de escolher os filmes para assistir no final de semana. Hoje, com facilidade dos serviços de streaming e a da internet, ir a uma locadora parece ser um ideia ultrapassada (e é mesmo). Atualmente basta entrar na Netflix ou na Amazon e pronto. Para você ter noção de como as coisas mudam, há 10 anos a Netflix era uma locadora, hoje é um serviço de streaming bilionário. Muitos filmes famosos foram lançados em 2008 e provavelmente você deve ter locado ou esperado meses para eles saírem nos cinemas. Se identificou com tudo isso? A Fatos Nerd fez uma lista com 10 filmes completam 10 anos em 2018, provando que você está ficando muito velho.

1 – Batman: O Cavaleiro das Trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas estrou em 18 de julho de 2008. Sexto filme do morcego nos cinemas e segundo da trilogia de Christopher Nolan, o longa, até hoje, é a principal produção do Batman nas telonas. Naquela época, o filme conseguiu o inédito feito de ser indicado a oito oscars, além de ter sido lembrado em outras várias premiações. Os 10 anos do filme também marcam o falecimento de Heath Ledger, o icônico Coringa do filme. O longa arrecadou mais de 1 bilhão de dólares nos cinemas.

2 – WALL-E

WALL-E estrou em 27 de junho de 2008. A animação é tão aclamada que ainda hoje aparece em várias listas dos melhores filmes de todos os tempos. O longa foi indicado a seis oscars e venceu na categoria de Melhor Animação. Ele custou 180 milhões, mas se pagou ao render 520 milhões de dólares.

3 – Homem de Ferro

O primeiro filme solo do Homem de Ferro estreou em  12 de abril 2008. O longa marcou o início do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) e arrecadou 580 milhões de dólares na bilheteria mundial. Ele foi indicado a 2 oscars.

4 – Crepúsculo

O primeiro filme da série de livros de Crepúsculo estreou dia 21 de novembro de 2008, arrastando uma legião de fãs para os cinemas. Orçado em apenas 37 milhões, o filme conseguiu arrecadar quase 400 milhões de dólares nos cinemas te todo o mundo.

5 – Marley e Eu

Marley e Eu estreou dia 25 de dezembro de 2008. A comédia dramática dirigida por David Frankel é baseada no livro com o mesmo título, escrito por John Grogan. Estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston, o filme fez muita gente chorar. Que atire a primeira pedra quem não se emocionou com o filme. A adaptação não fez feio nas bilheterias, conseguindo arrecadar 240 milhões.

6 – Hancock

Hancock estreou em 2 de julho de 2008 tentando aproveitar o embalo dos filmes de super-heróis do cinema. Sendo um roteiro original, o filme acompanha John Hancock, que possui vários superpoderes, porém tem sérios problemas com responsabilidade. O longa foi estrelado por Will Smith, Charlize Theron e Jason Bateman e rendeu 620 milhões de bilheterias.

7 – Mamma Mia

O musical Mamma Mia estreou em 18 de julho de 2008. Estrelado por Maryl Streep, Amanda Seyfried e Colin Firth, um longa foi um sucesso nos cinemas mundias, e gerou mais de 600 milhões de bilheteria. Sua sequência estreia esse ano.

8 – Quem Quer Ser um Milionário

Quem quer ser um milionário estreou em 12 de novembro de 2008. Dirigido pelo premiado diretor Danny Boyle, o longa venceu o oscar de Melhor Filme e foi lembrado em mais nove categorias, sendo que venceu mais sete delas. O longa arrecadou 377 milhões de dólares, grande receita para um filme que custou “apenas” 35 milhões.

9 – Kung Fu Panda

A animação Kung Fu Panda estreou no dia 6 de julho de 2008. O primeiro filme fez tanto sucesso que já foram produzidos mais dois longas, um lançado em 2011 e outro em 2016. Seu elenco de dublagem conta com nomes de peso como Angelina Jolie, Jackie Chan, Dustin Hoffman e Jack Black. A animação também foi um sucesso nas bilheterias mundiais, arrecadando 630 milhões de dólares.

10 – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

O ano de 2008 marcou o retorno da franquia do Indiana Jones de volta aos cinemas após 19 anos. Denominado de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, o filme estreou no dia 21 de maio de 2008, com Harrison Ford no papel título. Ainda faziam parte do elenco Cate Blanchett e Shia LaBeouf. Assim como os outros, o quarto longa do herói foi um sucesso nas bilheterias mundiais, rendendo quase 800 milhões de dólares.

Gostou da lista? Qual deles você assistiu lá em 2008? Comente com a gente!

A foto mais curtida do Instagram não pertence mais a Beyoncé

Matéria anterior

Por que o Venom não apareceu no trailer de Venom?

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.