Curiosidades

Esses são os maiores desertos do mundo

0

O nosso mundo é uma imensa caixa de surpresas. Para se ter noção disso, existem milhões de espécies de animais que ainda não foram descobertas. Cientistas estimam que, tanto na terra quanto nos oceanos, existam animais que jamais imaginamos. Além da fauna, a flora também nos surpreende diariamente, com novas espécies de plantas sendo descobertas. É ainda quase impossível a gente conhecer todas as partes do nosso planeta, pois ele é imenso e vários locais são completamente inacessíveis. Diante disso, várias pessoas dedicam suas vidas em viagens longas para explorar lugares novos. Entre os locais preferidos por exploradores, estão os desertos.

Diversas vezes associados como um lugar quente e cheio de areia, os desertos são muito mais do que isso. Na verdade, trata-se de regiões em que ocorre pouca quantidade de chuva. Desta forma, a umidade é bastante baixa e há pouca vegetação se desenvolvendo. E foi pensando um pouco mais sobre esse assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos decidiu fazer uma viagem online pelo mundo e trazer os maiores desertos do planeta. Confira conosco a seguir e aproveite para compartilhar com seus amigos essa matéria. Sem mais delongas, vamos lá.

Os maiores desertos do mundo

1 – Deserto Antártico

A Antártida é o continente mais frio e sem umidade do mundo. Por lá, estudiosos já registraram ventos de até 320 quilômetros por hora, além das temperaturas baixas que podem chegar a -83°C. Como falamos, em desertos é difícil encontrar vegetação e animais. Os existentes por lá são as baleias, focas, pinguins, albatrozes, gaivotas e outras poucas espécies. O deserto antártico possui uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados. O continente como um todo conta com 32 aeroportos, embora nenhum seja aberto ao público, pois as condições climáticas não ajudam.

2 – Deserto do Saara

Esse é o segundo maior deserto do mundo e o mais famoso de todos. O Saara é também o mais quente e possui uma área de 9 milhões de quilômetros quadrados. No entanto, as noites por lá costumam ser bastante frias, com temperaturas podendo chegar a 0°C. A área total do Saara envolvem os países: Argélia, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão.

3 – Deserto da Arábia

Esse deserto fica em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque, Kwaite, Catar e Iêmen. Ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores do mundo, com uma área de 2,3 milhões de quilômetros quadrados. O local é um dos com a menor biodiversidade do mundo. As construções encontradas por lá chamam a atenção de pessoas de todo o planeta.

4 – Deserto de Gobi

Em quarto lugar, fica o deserto de Gobi, situado na região norte da República Popular da China e sul da Mongólia. Seu nome significa “lugar sem água”, no idioma mongol. Esse deserto tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados e sua fauna e flora é diversificada. Por lá, é possível encontrar humanos, sendo todos nômades.

E aí, o que você achou dessa matéria? Já conhecia esses desertos? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembre-se que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

6 notícias surpreendentes de 2020

Matéria anterior

Biomédica ganha Prêmio Capes de Tese por sequenciar genoma do coronavírus

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar