Os tubarões são os animais mais temidos do mundo aquático. Ataques de tubarão podem ser fatais ou, quando não são, acabam causando um grande estrago no ser humano. Apesar de muitos acreditarem que não tem como se livrar de um ataque como esse, o número de óbitos nesses casos é consideravelmente inferior ao de ataques. No ano de 2013 foram registrados 116 ataques feitos pelo animal, sendo que destes apenas 13 morreram.

Em outros anos, como em 2012 e 2011, o número foi praticamente o mesmo. Totalizando 115 ataques, com 9 e 13 mortes em cada um deles, respectivamente. Ainda sim o animal é extremamente temido e fez com que filmes como "Tubarão" se destacassem, mesmo depois de muitos anos. Além disso, histórias baseadas em fatos reais já foram feitas e comoveram diversas pessoas, como "Soul Surfer - Coragem de Viver". Mas, dentre as espécies existentes do animal, algumas se mostram mais perigosas do que outras. E, por esse motivo, selecionamos os 4 piores.

4. Tubarão cinza

Publicidade
continue a leitura

Essa espécie de tubarão pode chegar a até 3 metros de comprimento, preferindo, na maioria das vezes, águas quentes. Ele é frequentemente encontrado no leste do pacífico e dificilmente atacara um humano sem ser provocado por ele antes. Ainda assim, as provocações ao animal não são incomuns e já provocaram 77 ataques e 1 morte. O que faz com que ele ganhe um espaço em nossa lista.

3. Tubarão-cabeça-chata

Apesar de não serem tão grandes e conhecidos como algumas das espécies que serão apresentadas a seguir, estes podem representar um grande risco para as pessoas. Seu tamanho pode chegar a mais ou menos 2 metros mas o tamanho "reduzido" não faz com que ele se intimide. O tubarão-cabeça-chata prefere viver em águas doces e regiões mais escuras, o que dificulta a sua identificação antecipada. O encontro de um humano com esse tubarão se torna ainda mais comum pelo fato de esse preferir as áreas costeiras com cerca de 9 metros de profundidade. Os registros marcam 121 ataques e 25 mortes feitas pelo animal.

Publicidade
continue a leitura

2. Tubarão-tigre

A espécie conhecida como tubarão-tigre é uma das mais conhecidas e mortais do mundo, quando se trata de humanos. Seu tamanho pode ser assustados, já que pode chegar a até 4,5 metros de comprimento. Eles podem ser encontrados em águas oceânicas tropicais e subtropicais por volta de todo o mundo. Tendo um histórico de 157 ataques e 27 mortes causadas em humanos. Ele também é a espécie que mais ataca humanos no Havaí, chegando a 3 ou 4 casos, por ano, apenas no local.

1. Tubarão branco

Publicidade
continue a leitura

O mais assustador de todos os tubarões, o tubarão branco pode chegar um comprimento de até 7 metros. Chegando a ser algo realmente assustador só de imaginar. Eles podem ser encontrados em costas tropicais e águas oceânicas, indo desde a costa da Califórnia até a América do Sul. Sendo um grande perigo para surfistas e mergulhadores destes locais. Além disso, quando se trata desse animal, você realmente tem motivos para temer. Geralmente seus ataques consistem em apenas uma mordida, antes que este parta do local, o que pode te dar mais chances de escapar. Ainda assim, estimasse que eles já tenham causado 403 ataques e gerado 65 mortes.

Existem algumas diferenças entre os números apresentados por uma organização ou outra mas, mesmo com a discrepância, essa ordem permanece fixa até o momento. Dar de cara com um tubarão branco pode ser o pior cenário de ataque animal em um ambiente aquático e é melhor torcer para não ter que passar por isso. Sobreviver a eles pode não ser tão fácil quanto você imagina ao analisar os números, concorda?

Publicado em: 07/03/18 17h55