Curiosidades

Estudo indica que Marte pode ter abrigado vida antes da Terra

0

Dentre os planetas do sistema solar, Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios. Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Além disso, o Planeta Vermelho se assemelha com o nosso em alguns aspectos. Por exemplo, a crosta que envolve os planetas rochosos e dá a possibilidade do surgimento de vida, tomou forma em Marte bem antes do que era imaginado. Além disso, essa formação aconteceu, pelo menos, 100 milhões de anos antes da Terra.

Para descobrir isso os pesquisadores analisaram os grãos do zircão mineral extraídos de um meteorito marciano conhecido como Beleza Negra. Como resultado, eles conseguiram determinar que a camada externa do Planeta Vermelho endureceu 4,547 bilhões de anos atrás, ou seja, 20 milhões de anos depois que o sol nasceu.

“A formação inicial da crosta de Marte – que é o produto final da formação planetária – aconteceu muito mais rapidamente do que se pensava anteriormente. Nossos resultados indicam que Marte pode ter tido um ambiente com oceanos, e potencialmente vida, muito antes da Terra”, disse Martin Bizzarro, cientista do Centro de Formação de Estrelas e Planetas da Dinamarca e autor sênior do estudo.

Marte com vida antes da Terra

History

Até o momento, vários modelos matemáticos tinham sugerido que a solidificação de Marte tinha demorado até 100 milhões de anos. Contudo, esse novo estudo analisou essa questão fazendo a análise de um pedaço do Planeta Vermelho que entrou no deserto do Saara e foi descoberto em 2011.

Esse pedaço era um meteorito Beleza Negra de 320 gramas. Então, os pesquisadores esmagaram cinco gramas dele e protegeram os outros 44. Através da medição do chumbo decaído do urânio que estava preso em zircão quando o magma derretido da época jovem de Marte endurecia, os pesquisadores conseguiram datar de forma precisa a crosta de onde o zircão se formou.

“Estou feliz por termos escolhido essa estratégia. O zircão é como uma cápsula do tempo”, disse Bizzarro.

O acreditado é que Marte tenha um núcleo metálico denso com um raio de cerca de 1.800 quilômetros feito especialmente de ferro, níquel e enxofre. O núcleo do planeta é cercado por um manto que, em sua grande parte é adormecido, com aproximadamente 1.500 quilômetros de espessura formado de silício, oxigênio, ferro e magnésio. E por fim existe a crosta com uma média de 50 quilômetros de profundidade.

Fonte: Exame 

Imagens: History

O MIT registrou a maior matança entre espécies no oceano: milhões de criaturas morreram em apenas 4 horas

Artigo anterior

‘Deus existe. Deus existe no cérebro’, diz neuropsicólogo e pesquisador

Próximo artigo