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Estudo mostra os verdadeiros benefícios para a saúde de se viver ao ar livre

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O sol é a estrela central do nosso Sistema Solar. E todos os outros corpos desse sistema, como por exemplo planetas, planetas anões, asteroides e cometas giram em torno dele. Ele é a estrela mais próxima da Terra e pertence à classe espectral G. Essa estrela é mediana em relação às outras.

Em suma, nossa vida só é possível graças à luz que vem do sol. Além de nos manter aquecidos, existem várias vantagens relacionadas com a exposição dos raios solares.

Ter uma dose diária de sol pode melhorar a saúde de um modo geral. Tanto que, novos estudos relacionaram o tempo ao ar livre com uma melhora de humor, sono e um menor risco de depressão ao longo da vida.

“Obter luz forte durante o dia é tão importante quanto evitar luz à noite”, disse o psicólogo e pesquisador do sono Sean Cain, da Monash University em Melbourne, Austrália.

Estudo

Em um novo estudo observacional, Cain e sua equipe analisaram o efeito que a exposição à luz externa teve sobre o sono e humor em mais de 400 mil pessoas no UK Biobank. Ele é um bando de estudos grande de adultos do Reino Unido que coleta informações sobre tudo.

Nele, as pessoas foram perguntadas sobre seu humor, medicamentos e tempo que ficavam ao ar livre em um dia de verão e no inverno. Analisado isso, se viu que, em média, os adultos do Reino Unido relataram passar aproximadamente 2,5 horas de luz do dia ao ar livre. E as pessoas matutinas passavam mais tempo do que os notívagos.

De acordo com pesquisas anteriores, passar tempo ao ar livre e na natureza traz vários benefícios para a saúde. Parte deles pode estar relacionado com o fato de que a luz natural ser bastante importante para os ritmos circadianos do corpo.

Luz natural

E não ter luz natural suficiente pode ser um fator-chave que contribui para o mau humor e problemas de sono. Ambos relacionados com a depressão, que é uma das principais causas de deficiência no mundo todo.

“Os humanos evoluíram em um ambiente com uma distinção clara entre dia e noite, mas nossos ambientes modernos turvaram essa distinção. Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte das horas de vigília em condições intermediárias de iluminação artificial, devido à exposição reduzida à luz solar e à exposição noturna relativamente forte”, explicam os pesquisadores.

Tudo isso pode levar a um distúrbio do sono. Isso porque a luz suprime a melatonina, um hormônio que promove o sono. E estudos anteriores feitos por Cain e sua equipe descobriram que quase metade das casas estudadas em Melbourne tinha uma luz brilhante o suficiente para suprimir a melatonina em 50%.

Ar livre

Já nesse último estudo, Cain e sua equipe começaram a caracterizar como a quantidade d horas de luz do dia ao ar livre se relacionava com o humor, sono e os resultados que tinham na saúde.

A análise mostrou que obter mais luz a qualquer hora do dia foi relacionado com um humor e um sono melhor. Além de também ter um risco menor de depressão e menos uso de medicamentos antidepressivos.

Também foi visto que cada hora a mais de luz natural também foi relacionada com chances menores de depressão ao longo da vida, um menor uso de antidepressivos e uma felicidade maior. Além do que, aquelas pessoas que relataram um humor e sono melhores com mais luz ao ar livre tendiam a querer esse tempo ao ar livre pela segunda vez.

Observações

Os pesquisadores modelaram esses dados em um subconjunto de aproximadamente 20 mil pessoas. Isso deu a eles a possibilidade de avaliar o efeito que o tempo anterior passado ao ar livre teve no humor e sono mais tarde.

Os pesquisadores também ajustaram as diferenças sazonais, status de emprego exercícios, vida social e quantidade de sono. Isso porque, todas essas coisas podem afetar a saúde mental.

Os resultados obtidos são um tanto quanto esperados, já que se baseiam no que se sabe a respeito da luz, natureza, padrões de sono e humor. No entanto, o que o estudo mostra de novo são os efeitos de passar mais tempo ao ar livre.

Fonte: https://www.sciencealert.com/time-spent-outdoors-has-powerful-effects-on-mood-sleep-massive-study-shows

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