Curiosidades

Estudos apontam que shampoos podem contribuir com o ganho de peso

0

Cada vez existem mais pesquisas científicas para identificar a razão do sobrepeso. Agora, um novo estudo indica que shampoo e condicionador podem engordar, o que complica ainda mais a missão de emagrecer.

Apesar da ideia parecer no mínimo inusitada, a pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. De acordo com os especialistas, as composições químicas do shampoo agem sobre o metabolismo, o que ajuda a engordar.

A pesquisa sobre os shampoos

Homem no Espelho

Os estudiosos analisaram 34 tipos diferentes de plásticos e as composições químicas que existem no shampoo e seus efeitos sobre o metabolismo. Com isso, identificaram 11 substâncias presentes nos produtos que podem afetar o metabolismo, e, com isso, aumentar o peso.

“Nossos experimentos mostram que produtos plásticos comuns contêm uma mistura de substâncias que podem ser um fator relevante e subestimado por trás do sobrepeso e da obesidade”, afirmou Martin Wagner, professor associado da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, ao Daily Mail.

A pesquisa publicada na revista Environmental Science & Technology aponta que as substâncias são chamadas de desreguladores endócrinos, compostos sintéticos que agem para interferir ou imitar os hormônios do corpo. Além de ajudar a engordar, podem afetar as funções reprodutivas, neurológicas e imunológicas.

A pesquisa também aponta que os condicionadores têm as mesmas substâncias. Além disso, os compostos seriam frequentemente usados nas garrafas de bebidas, esponjas de cozinha e produtos de cabelo.

Vale ressaltar que as substâncias citadas foram apenas as que interferem no sobrepeso, visto que o estudo encontrou mais de 600 substâncias nos shampoos.

Pesquisa sobre a obesidade

DHoje

O estudo teve o objetivo de debater sobre a obesidade e de apresentar outros elementos, além da alimentação, que contribuem para o caso. Por isso, abriu-se a discussão de que além dos shampoos, outros elementos químicos do cotidiano afetam nosso metabolismo.

No entanto, já está sendo comprovado que o uso de plásticos, shampoos e condicionadores influenciam na origem de células de gordura. Também foi identificado que essas células costumam crescer rapidamente. Por esse motivo, o shampoo age diretamente no metabolismo.

Durante a pesquisa, foi notado que as substâncias reprogramaram as células precursoras para se tornarem células de gorduras. Além disso, elas se multiplicam de forma muito rápida.

“Identificar e entender outros fatores ambientais, além do estilo de vida, é crucial para controlar a obesidade”, explica o estudo. “Dado que o sistema endócrino controla o apetite, a saciedade, o metabolismo e o peso, a exposição a produtos químicos desreguladores endócrinos é um desses fatores”.

Enquanto os estudos avançam, talvez você deva repensar na quantidade de vezes que lava o cabelo e o tanto de produto que está usando.

Fonte: Metrópoles, Escola Educação

Por que esses atores não são mais contratados?

Artigo anterior

Veja o ranking das melhores praias do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido