A evolução da beleza feminina da Antiguidade até 2018

POR Mateus Graff    EM História      11/04/18 às 15h46

A beleza de cada país é cercada de padrões para serem seguidos e isso acontece não é de hoje. As percepções que cercam a beleza variam e evoluíram bastante ao longo dos séculos. O chamado "corpo perfeito" pode ser completamente diferente, dependendo da época, da região e da cultura que analisarmos. Mas você sabe como foi a mudança com o passar dos anos, desde antes de Cristo até chegarmos nos tempos atuais?

Pois bem, caros leitores, trouxemos algumas imagens que mostram como os padrões de beleza mudaram desde a antiguidade até hoje. Será que você se enquadra em algum padrão de beleza do passado? Confira a nossa matéria e tire as suas dúvidas:

Egito Antigo (1292 a.C. - 1069 d.C.)

As mulheres do Egito tinha uma grande liberdade, algo que as mulheres levaram milhares de anos para conquistar novamente. Na época, as mulheres podiam ter propriedades independente de seus maridos e podiam se divorciar caso desejassem. Ah, elas também podiam herdar títulos, como de faraó. As mulheres ideias dessa época tinha ombros largos, cintura alta e rosto simétrico.

Grécia Antiga (500 a.C. - 300 d.C.)

Os gregos antigos eram mais focados no físico masculino ideal do que nas mulheres. Isso indica que eram os homens que tinham que viver de acordo com os padrões da perfeição física. A nudez fazia parte do cotidiano da sociedade grega, mas esculturas e pinturas de mulheres nuas eram frequentemente cobertas. O padrão da época? Corpos mais 'cheinhos', encorpados e pele clara.

Dinastia Han (206 a.C. 0 220 d.C.)

As sociedade chinesa tem sido patriarcal desde os tempos antigos e isso minimizou os papéis e direitos das mulheres. Durante a Dinastia Han, os padrões de beleza femininos significavam corpos delicados e esguios. A pele deveria ser clara, os cabelos longos, lábios vermelhos, dentes brancos e é claro, os pés pequenos.

Itália renascentista (1.400 - 1700)

A Itália renascentista era uma sociedade extremamente católica e patriarcal. O valor de uma mulher estava ligado ao relacionamento dela com os homens, fosse Deus, seu pai ou seu marido. A qualidade do comportamento e da aparência de uma esposa refletia o status do marido. O padrão era corpo arredondado, com quadris cheios e seios grandes. A pele era pálida e a testa alta era considerada com a altura da beleza física.

Inglaterra vitoriana ( 1837 - 1901)

A era vitoriana da Inglaterra durou o período do reinado da rainha Vitória. Ela era a figura mais influente da época, uma jovem rainha que se tornou uma jovem esposa e mãe. Por isso, a domesticidade, a família e a maternidade era muito valorizadas nessa época, já que tais valores eram incorporados pela rainha. As mulheres usavam espartilhos para apertar a cintura ao máximo, criando uma figura de ampulheta. O cabelo comprido era um símbolo da feminilidade.

Anos 1920

As mulheres nos Estados Unidos receberam o direito de votar em 1920, o que deu o 'tema' da época: liberdade. Como elas tiveram emprego na Primeira Guerra Mundial, resolveram continuar trabalhando. As mulheres favoreciam um olhar andrógino , minimizando a cintura e usando sutiãs que achatavam seus seios.

Era de Ouro de Hollywood (1930 - 1950)

Durante esse período, o Código Hays (Código de Produção de Cinema) estava em vigor, estabelecendo parâmetros morais sobre o que poderia ou não ser dito, mostrado ou implícito no filme. Infelizmente, tal código limitava os papéis para as mulheres. Um exemplo de padrão de beleza da época? Marilyn Monroe, que ostentava um corpo mais curvo com cintura fina.

Anos 1960

O movimento de libertação beneficiou as mulheres dos anos 60, vendo mais mulheres em locais de trabalho. Ah, nessa época também surgiu o acesso a pílulas anticoncepcionais. O padrão? Corpo e pernas longas e finas e um físico adolescente.

Anos 1980

Jane Fonda criou uma moda aeróbica na década de 1980, que fez as mulheres quererem estar em forma. Na época, supermodelos como Cindy Crawford eram o exemplo de corpo ideal. O padrão era magro, atlético, mas ainda rechonchudo.

Anos 1990

Fina, retraída e pálida, Kate Moss ditou padrões nos anos 90 com seu estilo Heroin Chic. Depois da década de 80, a moda virou para um lado bem diferente.

Anos 2000

As mulheres do ano 2000 para frente, caros amigos, foram completamente bombardeadas com coisas diferentes. Elas devem ser magras, porém saudáveis, seios e bumbum grandes, porém a barriga deve ser chapada. Sendo assim, a cirurgia plástica é uma alternativa para quem quer seguir o padrão.

E o seu estilo, condiz com qual época? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+