Curiosidades

7 coisas que fazemos nos restaurantes que os garçons odeiam

0

Sair para comer em um restaurante bom é um costume muito comum entre as pessoas, seja para comemorar algo, ter um encontro, reunião em família ou apenas para se alimentar. Os restaurantes são lugares destinados ao preparo e comércio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas.

Existem os mais variados tipos de restaurante, com as mais variadas comidas. Mas uma coisa que a maioria deles tem são os garçons. Esses profissionais que atendem as mesas nos estabelecimentos são um dos grandes responsáveis por fazer a experiência do cliente ser boa no restaurante.

Contudo, por mais que nós clientes gostamos de, às vezes, reclamar dos garçons, nós também fazemos muitas coisas que esses profissionais não gostam. E podem até atrapalhar o trabalho deles. Mostramos algumas dessas coisas.

1 – Sentar sem esperar o garçom

Um dos comportamentos inconvenientes dos clientes é ir sentando em qualquer lugar sem esperar que a equipe do restaurante te indique uma mesa. Isso não é legal porque, normalmente, os restaurantes tem uma planta definida e seguem uma ordem de atendimento dos garçons.

Isso é feito para que todos tenham uma chance igual de servir as mesas e que nenhum garçom fique sobrecarregado. E quando isso acontece, inevitavelmente, o clientes irão esperar mais para serem atendidos.

2 – Pegar o drink da bandeja

Embora pareça ser um ato de gentileza querer ajudar o garçom a tirar os drinks da bandeja isso, na realidade, o atrapalha muito.

“Eu trabalho em um lugar sofisticado. Por favor, NÃO tire seu drink da bandeja enquanto estou servindo a bebida de outra pessoa porque você acha que está ‘ajudando’ . Estou equilibrando uma bandeja com 5 coquetéis em uma das mãos. Você vai me fazer perder o equilíbrio e eu derrubarei TODOS os coquetéis”, explicou um garçom frustrado.

3 – Não deixar limpar a mesa

Outro comportamento ruim de clientes que os garçons não gostam é quando eles não deixam limpar a mesa depois de ter terminado de comer. Quando você terminar de comer deixe que o garçom limpe sua mesa e embrulhe as sobras, caso você queira.

Limpar a mesa não quer dizer que você tem que ir embora naquele mesmo instante. Você pode esperar a conta, mas pelo menos a mesa estará limpa e o garçom não levará uma bronca do gerente.

4 – Fingir que o garçom não está presente

Esse comportamento parece ser bem recorrente. Até porque vários garçons reclamam de clientes que não são atenciosos ou que não tem uma conversa com ele.

Além de dar atenção para o garçom quando ele estiver falando saia do telefone, tablet ou laptop. Até porque é extremamente rude, e o mínimo que o cliente pode fazer é valorizar o profissional que está ali para te atender.

5 – Esperar muito para pagar

Somente se o restaurante tiver vários serviços de refeições ou então for o perfil do estabelecimento de comer e liberar a mesa o cliente tem que liberar a mesa imediatamente. Caso contrário não. Mas ao mesmo tempo, você não precisa demorar uma eternidade para pagar a conta. Além do que é bom pensar que quanto mais rápido você pagar a conta, mais rápido e fácil irá ser na hora que você realmente quiser ir embora.

6 – Culpar o garçom

Embora a explicação dos pratos esteja toda no cardápio, muitas pessoas não o leem com atenção. Às vezes o garçom pode sugerir um prato e você aceitar a sugestão. Mesmo assim, se não estiver satisfeito com o prato demonstre isso de forma civilizada.

E se você escolheu o seu prato sozinho e não gostou muito é sempre bom lembrar que foi você mesmo que fez essa escolha. Não é culpa de ninguém, não é do chef, não é do garçom, é sua!

7 – Pedir fora do cardápio

Tirar ou colocar alguma coisa no prato é um direito dos clientes. O importante é não exagerar. O chef do estabelecimento, provavelmente, levou um tempo grande para criar um prato e o garçom está ali para servi-lo. Quando o cliente quer mudar a receita por completo é um hábito bem chato.

Então, antes de ir a um restaurante certifique-se de que ele tem os pratos da forma que você gosta.

Extraterrestres existem? Cinco especialistas deram respostas surpreendentes

Matéria anterior

Tamanho da pupila está relacionado com a inteligência da pessoa

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar