• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Fotos revelam que o polo norte de Júpiter é algo totalmente insano

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      13/04/18 às 18h58

Assim como outros planetas do nosso sistema solar, Júpiter é constantemente observada pelos cientistas. A ideia é que, por meio de sua observação, seja possível entender melhor como as coisas funcionam por lá e, com isso, compreender o funcionamento do mundo em si. A NASA colocou a sonda Juno na orbita do planeta para fazer registros do local. E, recentemente, adquiriu resultados incríveis do local.

As imagens registradas no polo norte de Júpiter foram feiras utilizando infravermelho e possibilitaram ver a região de uma forma nunca imaginada antes. As descobertas feitas por meio das imagens obtidas vão muito além de uma visão extraordinária e única. Além de imagens fascinantes, a NASA também divulgou um vídeo de animação 3D mostrando como seria sobrevoar sobre o planeta. Apesar de ter uma curta duração, cada segundo da animação vale a pena.

A sonda que sobrevoou Júpiter

As fotos tiradas do polo norte de Júpiter foram registradas pela sonda Juno. Ela entrou na órbita do planeta em julho de 2016 e possibilitou uma visão inédita da região. Um dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Planetologia chamado Alberto Adriani afirmou que antes de Juno não se sabia realmente como eram os polos de Júpiter e tudo o que eles podiam fazer era imaginar.

https://gfycat.com/gifs/detail/whiteforkedkouprey

A sonda foi a primeira a ir em uma missão utilizando dispositivos movidos a energia solar sobre o comando da Terra. As imagens tiradas em infravermelho foram feitas pelo mapeador JIRAM - Jovian InfraRed Auroral Mapper, presentes na espaçonave. Além disso, a tecnologia presente no dispositivo possibilita que ele penetre cerca de 70 quilômetros nas nuvens que rodeiam Júpiter. As imagens feitas em infravermelho possibilitaram uma maior compreensão e análise dobre os padrões climáticos e dos ciclones de Júpiter. Essas imagens iram te dar uma noção melhor sobre o quão magnífico a superfície da região pode ser.

Imagens do planeta e do seu polo norte

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

O que acharam dessas imagens e da animação em 3D do local? Realmente fascinantes não acha?

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+