Adoção é um processo pelo qual uma pessoa assume a paternidade de outra, geralmente uma criança. O pai, ou pais biológicos, ou jurídicos, dessa pessoa transferem permanentemente todos os direitos e responsabilidades, juntamente com a filiação para os pais adotivos.

Ao contrário de tutela ou de outros sistemas, a adoção exige o reconhecimento da sociedade, seja através de sanções legais ou religiosas. Historicamente, algumas sociedades promulgaram leis específicas que regem a adoção. Muitos locais são populares por terem meios menos formais, para tentarem conseguir executar a adoção com sucesso.

Os sistemas modernos de adoção, que surgiram no século 20, tendem a ser fiscalizados por estatutos e regulamentos específicos. Adoções podem ocorrer tanto entre membros da família ou indivíduos não aparentados. Historicamente, a maioria das adoções ocorria dentro das próprias famílias.

Adotar uma criança envolve muita burocracia e uma dezena de papéis e inspeções, que são um tanto quanto cansativos. No entanto, é um processo que também envolve muito amor, e claro, a realização de um sonho.

Adoção

Publicidade
continue a leitura

A infertilidade pode ser uma das principais razões para a adoção. Mas também a vontade dos pais de terem uma família de modos variados. E, às vezes, para quem acredita, pode ser o reencontro de uma família de outra vida. Seja qual for o caso, começar uma família com um filho tão querido e esperado é uma coisa mágica, independente de como isso aconteça.

E um caso de adoção viralizou na internet. O caso aconteceu nos Estados Unidos. O garotinho de cinco anos, Michael Clark Jr., comoveu todos, quando convidou seus amigos de escola para irem ao tribunal, onde ele e seus pais iam encerrar o processo de adoção.

A família é da cidade de Grand Rapids, em Michigan, e o caso aconteceu no chamado "Dia da Adoção". Essa é uma data voltada para que todos os esforços jurídicos sejam feitos em prol para a adoção das crianças.

Publicidade
continue a leitura

O "Dia da Adoção" acontece no dia 5 de dezembro. E nesse dia, de acordo com uma publicação no Facebook, apenas no condado de Kent, onde fica Grand Rapids, 37 crianças foram oficialmente adotadas. E uma dessas crianças foi Michael.

Guarda

O menino já estava sob a guarda provisória de David Andrew e Andrea Louise há um ano. Mas foi apenas agora que ele conseguiu ser oficialmente adotado pelo casal.

Publicidade
continue a leitura

E para finalizar o seu processo de adoção, Michael fez questão que todos os seus amigos da escola estivessem no tribunal para acompanhar a juíza responsável pelo seu caso.

O post que viralizou mostra Michael e seus pais diante da juíza e os seus amigos no fundo. Esse post teve milhares de curtidas e compartilhamentos. Além também de mensagens de internautas que ficaram bastante comovidos com a cena. E vários dos internautas também compartilharam as suas histórias de adoção. Eles lembraram também como esse gesto é importante.

De acordo com um informativo do condado de Kent, Michael levou seus amigos porque, segundo o próprio garoto, as crianças fazem parte da sua família.

Aproximadamente, 20 crianças estavam presentes no tribunal com placas de corações e muita alegria sobre a conquista alcançada pelo amigo.

Publicado em: 10/12/19 11h19