• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Garoto autista resolve escrever poema e deixa todos emocionados

POR Toni Nascimento    EM Compartilhando coisa boa      18/02/19 às 18h39

Benjamin Giroux é um jovem de apenas 10 anos de idade, que vive em Plattsburgh, em Nova York. O garoto americano poderia ser só mais um entre os milhares da idade dele, porém, uma característica o diferencia da maioria: ele tem Síndrome de Asperger.

Talvez você não saiba, mas a Síndrome de Asperger é um transtorno psicológico do espectro do autismo. O problema costuma causar desordem, além de fazê-lo apresentar comportamento repetitivo e interesses restritos. Também são características do problema a dificuldades de interação social e comunicação.

Essas características costumam dificultar a interação com quem sofre dessa síndrome. Alguns país encontram bastante dificuldade de manter uma comunicação com seus filhos, pois não conseguem saber como eles estão se sentindo.

Mas você já parou para perceber como sempre estamos pensando sobre o ponto de vista de quem lida com pessoas autistas, e nunca, do olhar dessas próprias pessoas? Foi isso que Benjamin Giroux proporcionou ao mundo.

O poema do garoto autista

Certo dia, Benjamin Giroux recebeu uma ligação da escola onde estuda, pedindo para que ele escrevesse um poema sobre si mesmo, começando com "eu sou". O garoto não é muito expressivo, e nem se comunica muito, porém, chegando em casa já foi trabalhar na lição.

Contra todas as expectativas, o jovem emocionou a professora e aos seus pais com poema escrito. A carta é tão emocionante, que a escola e os pais do menino resolveram compartilhar com a Associação Norte Americana do Autismo, que por sua vez, compartilhou o conteúdo no Facebook. Mais de 35 mil pessoas curtiram.

O pai do menino, chamado Sonny, disse que ele e sua mulher ficaram com os olhos cheios de água ao ler o poema. "Ficamos ao mesmo tempo orgulhosos e tristes por saber que ele se sente desse jeito", afirmou.

 O poema

Como você pode ver na imagem acima, o poema foi escrito à mão pelo garoto. Veja a tradução a seguir:

"Sou estranho, sou novo

Me pergunto se você também é.

Ouço vozes no ar

Percebo que você não, e isso não é justo.

Queria não me sentir triste.

Sou estranho, sou novo,

Finjo que você também é.

Me sinto como um garoto no espaço sideral

Toco as estrelas e me sinto fora do lugar.

Me preocupo com o que os outros podem pensar

Choro quando as pessoas riem, me faz encolher.

Sou estranho, sou novo

E agora entendo que você também é.

Digo que me sinto como um náufrago

Sonho com um dia em que isso seja OK.

Tento me encaixar

Espero que um dia consiga

Sou estranho, sou novo".

Repercussão

Desde que ficou famoso, Benjamin ganhou prêmios e assistiu com orgulho o seu poema ser ilustrado para um livro infantil (que em breve será publicado), colocado em canções inspiradas e até mesmo usado em desenhos de tatuagens. Mas a parte mais gratificante para Benjamin é quando ele recebe cartas de pessoas como ele, que se sentem fortalecidas e inspiradas por suas belas palavras.

E aí, conseguiu sentir o calorzinho no seu coração? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais. Para você que sentiu um cisco cair no seu olho, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   BoredPanda  
Imagens Hypeness
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+