Gladiador 2: o Coliseu realmente era inundado para batalhas navais?

Várias civilizações antigas deixaram suas marcas e seus legados na história e uma delas foi a romana. Além dos seus avanços intelectuais, praticamente qualquer construção do Império Romano também chama atenção até os dias de hoje e são usadas como cenário para histórias. Como no caso de Gladiador 2 que, dentre vários momentos que se destacam, aquele em que o Coliseu é inundado com certeza é um deles.

No trailer do filme, o Coliseu é inundado para que aconteça um grande confronto naval. Isso chamou a atenção de muitas pessoas e levantou a dúvida: isso realmente aconteceu  ou é uma coisa da mente do diretor Ridley Scott?

Impressionantemente, mesmo que pareça uma coisa exclusiva da ficção, o Coliseu ser inundado temporariamente é uma coisa baseada em eventos reais. Isso porque na Roma Antiga existiam batalhas conhecidas como “Naumachias”. Essas batalhas usavam os navios de guerra para simular confrontos entre os gladiadores.

Coliseu inundado

Tecmundo

De acordo com o site oficial do Coliseu, essas batalhas eram o espetáculo mais grandioso da história do império. E por conta de suas características peculiares e infraestrutura, elas não aconteciam frequentemente. As Naumachias eram feitas somente em eventos bem especiais. Um desses eventos especiais foi o triunfo de Júlio César na campanha militar no ano de 46 AC.

Quem participava dessas batalhas com o Coliseu inundado eram prisioneiros de guerra condenados à morte. Por conta disso, elas eram bem mais sangrentas e mortais do que as batalhas tradicionais.

E como as Naumachias precisavam de uma infraestrutura especial, não eram todas as arenas que estavam preparadas para recebê-las. Por conta disso que elas geralmente aconteciam em canais de grande largura e em lagos artificiais cavados especialmente para essa finalidade com muita antecedência.

Mesmo assim, existem registros de que essas batalhas aconteceram também em anfiteatros tradicionais da Roma Antiga. Um desses lugares foi o Coliseu que, de acordo com os registros históricos, foi inundado pelo menos duas vezes depois de ter sido inaugurado oficialmente.

Por mais que o fato do Coliseu inundado para batalhas seja uma coisa que aconteceu na vida real, Gladiador 2 não se prende muito em eventos históricos. Por conta disso, da mesma forma que no primeiro longa, Ridley Scott deve usar elementos reais e os eventos que de fato aconteceram como um pano de fundo para a história.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...