Curiosidades

Imposto de Renda: por que o leão é o animal da Receita Federal?

Imposto de Renda: por que o leão é o animal da Receita Federal?
0

Enquanto para Elis Regina e Tom Jobim as águas de março fechem o verão, para muitos brasileiros, o fim do terceiro mês do ano vem acompanhado pelo rugido do leão. Brincadeiras à parte, foi aberto o prazo para declaração do Imposto de Renda e muita gente já começou a se preocupar com os números.

Reunir documentos, preencher relatórios e declarar despesas pode ser um bicho de sete cabeças para grande parte da população. No entanto, ao contrário da maioria das feras figurativas, o Imposto de Renda é representado por um personagem bem específico: o leão.

Contudo, o que o famoso rei da selva tem a ver com a Receita Federal? Pois bem, tudo começou lá na década de 80, quando uma campanha publicitária apresentou o animal como símbolo do Imposto de Renda. Muito além de frases de efeito como “o leão é manso, mas não é bobo” e “não deixe o leão pegar no seu pé”, a publicidade veiculada fez sucesso pelos comerciais televisivos.

Em suma, a proposta inicial da ideia era mostrar que o Imposto de Renda podia ser domado, mas que, se alguém desafiasse o Fisco (uma das formas de chamar a Receita Federal), a pessoa enfrentaria problemas. Então, partindo dessa premissa, a ideia ganhou forma através de um domador e um leão.

Ademais, a propaganda veio acompanhada do seguinte copy “um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo, ninguém quer te arrancar um pedaço”. Em seguida, novas frases fazendo trocadilhos com as características do leão tornaram-se populares e indissocíaveis do Imposto de Renda.

Por que um leão?

Imposto de Renda: por que o leão é o animal da Receita Federal?

Divulgação/Receita Federal

Apesar de estar explicado de onde surgiu a associação da imagem do leão ao IR, ainda há uma incógnita na história, afinal, por que um leão? Em meio há tantas possibilidades, por que o felino selvagem ganhou os holofotes? Segundo o livro “História do Imposto de Renda no Brasil”, publicado pela própria Receita Federal, a escolha do bichano levou em consideração alguns pontos:

  • o leão é um animal nobre, que impõe respeito e só de estar presente já demonstra força e autoridade;
  • conhecido como o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;
  • é justo e leal;
  • é manso, mas não é bobo.

A campanha foi criada pela equipe publicitária de Neil Ferreira e, hoje, mais de cinco décadas desde a primeira circulação dos anúncios, temos propriedade para dizer que o marketing entregou conceito, coesão e aclamação. Como resultado disso, nos primeiros 10 anos, foram realizados mais de 30 filmes, além de incontáveis peças de jornais e revistas.

Divulgação/Receita Federal

Assim, o leão do imposto de renda tornou-se “uma das mais bem sucedidas peças publicitárias brasileiras”, como afirma o livro sobre a história do IR. Até mesmo nos dicionários a palavra “leão” ganhou definições associadas à Receita Federal. Qualquer dúvida, basta conferir obras como Houaiss, Aurélio e Sacconi.

O leão do Imposto de Renda nos dias atuais

Divulgação/Receita Federal

Embora a figura do leão siga bem popular entre os brasileiros, a Receita Federal não usa mais o símbolo em campanhas institucionais. Porém, para não apagar completamente o marco que foi a campanha, na página oficial do Imposto de Renda de 2022 é possível ver a foto de um leão nas orientações que alertam sobre a malha fina.

Para aqueles que ainda não se organizaram para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (que refere-se ao ano de 2021), vale lembrar que o prazo estende-se até 31 de maio. Aliás, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações. Então, não deixe o leão pegar no seu pé, atente-se ao IR.

Caso tenha gostado dessa matéria, não deixe de compartilhar e nos dizer nos comentários o que achou.

Fonte: G1

Jogos tradicionais do século passado ganham novas perspectivas no mundo digital

Artigo anterior

Cheiro de alho nas mãos? Um aço inox pode te ajudar!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido