O deserto do Saara é uma região adorada pelos estudiosos de História. Dos livros aos filmes, o lugar é cenário de várias histórias empolgantes. Mas, na realidade, o local é um dos mais hostis e menos hospitaleiros do mundo. A área desértica toma cerca de 56 milhões de metros quadrados, que se estendem por cinco mil quilômetros em 10 países e um continente inteiro. Por conta disso, quase ninguém espera ver uma inundação no Saara.
De acordo com Jonathan Wille, meteorologista da Universidade de Grenoble, na França, um deserto é qualquer lugar com menos de 50 milímetros de precipitação por ano. Ou seja, praticamente nada de chuva. Justamente por isso que a inundação do Saara foi tão surpreendente.
Pela primeira vez em quase meio século, o Deserto do Saara foi inundado. pic.twitter.com/f6hcgy17gQ
— World Events 🌎 (@Eventmund) October 10, 2024
Isso foi causado por conta do maior temporal dos últimos 50 anos. A área atingida por ele fica no sudeste do Marrocos. Segundo o governo marroquino, no fim de setembro, em dois dias choveu mais do que o previsto para o ano inteiro.
Isso provocou uma espécie de inundação no Saara e como consequência acabaram se formando grandes lagoas no meio das dunas. E a força da tempestade foi tão grande que em alguns lugares era possível ver troncos de palmeiras com água pela metade.
Contudo, a cidade de Tata foi uma das mais beneficiadas com a chuva, já que a região sofria com uma seca por mais ou menos seis anos. Já na vila de Tagounite foram mais de 100 milímetros em apenas 24 horas. E o Lago Irik, que é um ponto turístico famoso, voltou a se encher de água depois de 50 anos.
A rare deluge of rainfall left blue lagoons of water amid the palm trees and sand dunes of the Sahara Desert in southeastern Morocco, nourishing some of its most drought-stricken regions.
— in pictures https://t.co/WcxU7YdTGt pic.twitter.com/gkN970AW7K
— Al Jazeera English (@AJEnglish) October 8, 2024
Claro que essa inundação no Saara não é uma coisa normal e por isso traz dúvidas a seu respeito. Seria o fenômeno também causado por conta das mudanças climáticas? Até o momento, os meteorologistas não chegaram a uma resposta definitiva. O que eles disseram foi que os temporais que atingiram a porção sul do Marrocos foram uma tempestade extratropical.
Também não é possível saber se esse fenômeno irá se repetir ou se as chuvas que aconteceram irão ajudar a aliviar a seca. Na visão de alguns especialistas, essa inundação no Saara pode mudar o clima da região em curto e médio prazo. Isso porque com as concentrações grandes de água, o ar tem a tendência de ter mais umidade. Além disso, por conta do calor da região, a água irá evaporar e causar possíveis novas tempestades.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Twitter