• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Inventores inesperados

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      20/08/14 às 14h41

Da Vinci foi cientista, matemático, engenheiro, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, físico, geólogo, cartógrafo, químico, fisiólogo, mecânico, escritor e, acima de tudo, inventor. Vai ser difícil fazer um currículo melhor que esse, mas acontece que pouca gente pode ser comparada a esse gênio da Renascença.

Apesar disso, podemos cometer aqui um leve sacrilégio e dizer que esses artistas e figuras políticas resolveram ter seus lampejos de Da Vinci, buscando áreas totalmente divergentes das suas simplesmente pelo prazer da criação. Mentes criativas  gostam de se ocupar, e frequentemente o cruzamento entre diferentes áreas resulta no melhor compreendimento do universo em si. Aqui alguns exemplos:

Michael Jackson

a98940_michael-jackson-shoe-patent-1.jpg.800x0_q85_crop

O dançarino, cantor, coreógrafo, compositor e ator Michael Jackson ficou mundialmente conhecido por sua criatividade, expressa nos inovadores passos de suas músicas. Com os "sapatos anti-gravidade", é possível se inclinar até 45º, algo impossível naturalmente. No clipe de Smooth Criminal, onde aparece o passo pela primeira vez, sua sustentação é realizada por cabos, mas como realizar isso ao vivo? A saída foram sapatos que se encaixavam numa parte do palco, permitindo a pose por oferecer sustentação nos calcanhares.

Zeppo Marx

Groucho_Marx_-_portrait

Um dos três irmãos Marx, que foram famosos humoristas estadunidenses no século passado. Zeppo, entretanto, era aficcionado por engenharia, e depois que saiu do grupo, em 1930, foi trabalhar com aviões. Numa pista de corridas, Marx conheceu um executivo da empresa Douglass Aircraft, que explicou ao humorista que estavam sem partes de vários aviões, e isso era um problema. De sua garagem, Zippo construiu as peças e inaugurou a Marman Products, na qual registrou três patentes de peças, que até hoje são usadas na aviação.

Mas o melhor de tudo veio depois: em 1969, inventou os marcadores de pulso elétricos, que hoje são usados na medicina e no esporte para monitorar a atividade cardíaca, ajudando a salvar milhares de vidas.

Marlon Brando

O famoso ator de "O Poderoso Chefão" era um amante da música latina, e inventou um dispositivo para afinação automática de congas (tipo de tambor) juntamente ao jazzista Pancho Sanchez. Não satisfeito, inventou sapatos para tração embaixo d'água, para se usar em piscinas. O motivo, jamais saberemos.

Paul Winchell

tigger???-1

O homem que fazia a voz do Tigrão, no programa do Pooh, foi o primeiro a patentear um protótipo de coração artificial oficialmente. Era gago durante o colégio e fez para si mesmo um boneco durante a aula de atividades manuais, na escola. Dominou a voz e passou a se apresentar com o boneco, ganhando um programa na televisão com o seu nome. Mais tarde, passou a ser dublador, inclusive do Tigrão (ou Tigger), companheiro de Pooh.

O que poucos sabem é que do outro lado dessa figura cômica estava um inventor pródigo, que estudou acupuntura, hipnotismo e medicina na universidade ao mesmo tempo que fazia programas infantis. Tinha mais de 30 patentes em seu nome, entre elas a das lâminas descartáveis, de uma caneta tinteiro com a ponta retrátil e até mesmo uma cinta-liga praticamente transparente.

Thomas Jefferson

Dumb_waiter_hundskugel

Foi presidente dos EUA e fez a Declaração de Independência do país, mas, não satisfeito, resolveu inventar uma máquina de fazer macarrão. Também inventou o sistema de pequenos elevadores, para refeições, por exemplo, que muitas casas americanas antigas têm (foto). De quebra, inventou um arado de madeira que perfura mais fundo do que os arados atuais.

Elon Musk

Hyperloop-1_2643285b

A inspiração para Tony Stark no cinema. Só essa frase já bastaria, mas cabe dizer que esse é apenas um empresário e inventor que tinha um site chamado Zip2, de onde New York Times e o Chicago Tribune tiravam material. Vendendo-o, montou o X.com, site que "inventou" o comércio digital e que acabou virando o PayPal. Foi vendido por 1.5 bilhão de dólares. Então Elon abriu a SpaceX, que explora tecnologia espacial, e a Tesla Motors, de carros elétricos. Seu projeto atual é um tipo de trem chamado "Hyperloop", que chegaria a velocidades de mais de 1.120 km/h.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+