Curiosidades

Isso é o que acontece com quem exagera nas doses de proteína diárias

0

Muito conhecido por pessoas que praticam esportes e amantes de academia, a  proteína é um suplemento alimentar, substâncias produzidas quimicamente com uma grande carga nutricional que acabou virando febre entre praticantes de atividades físicas.

Muitas consideram a proteína como um modismo, mas já para outros é como se fosse um combustível para o próprio corpo, ou até mesmo uma fórmula mágica, essencial para progresso rápido e eficiente nos treinos.
Muita das vezes a grande maioria nem sabe se realmente precisa tomar esse tipo de medicamento. Muita das vezes a indicação vem por meio de colegas e amigos ou até mesmo do próprio professor da academia. E para quem já pratica atividades físicas e deseja emagrecer, ganhar massa muscular e ter um corpo bem definido, precisaria de um ajuda extra.

Essa prática parece um tanto quanto inocente, mas pode esconder alguns perigos para a saúde. Consumir o produto sem qualquer tipo de indicação ou orientação de um profissional da saúde poderá leva-lo a ter problemas no fígado, rins, nos ossos e até mesmo no coração.

O excesso de proteína faz muito mal, principalmente nos rins. Em caso de pessoas que tem histórico familiar de doença renal, é preciso ficar muito atento, pois a proteína que não é utilizada pelo corpo é eliminada pelos rins sobrecarregando suas funções.

Para um adulto que é saudável a recomendação de proteína não passa de 0,8g por quilo de peso corporal, o que corresponde a 56g de proteína em um indivíduo de 70kg. Além disso, ao longo do dia normalmente ainda se consomem outros alimentos ricos em proteína, como leite e derivados.

Os principais sintomas de quem faz o uso excessivo de proteínas são: Desenvolvimento da aterosclerose e de doenças cardíacas, osteoporose, pois o excesso de proteína pode causa aumento da excreção de cálcio, pedra nos rins, aumento de peso, problemas no fígado. ​​A maioria das pessoas que desenvolve estes sintomas de excesso de proteínas, geralmente, apresentam uma predisposição genética, algum problema de saúde ou usou suplementos de forma inadequada.

E ai, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

5 mentiras sobre a DC que você sempre pensou ser verdade

Artigo anterior

6 evidências que o que você sente é paixão e não amor

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido