Ciência e TecnologiaHistória

Jesus realmente andou sobre as águas?

0

Na Bíblia – o livro sagrado que rege o Cristianismo e influencia várias outras religiões – há várias passagens em que Jesus, o messias, realiza milagres que desafiam as leis da Química, da Física e da Gravidade. Multiplicação de pães, transformação de água em vinho, cura instantânea de enfermos e até a volta de à vida de pessoas que morreram.

Entretanto, um dos milagres supostamente realizados por Jesus Cristo e que até hoje levanta questionamentos e intriga especialistas de todas as áreas da Ciência, é a ‘caminhada sobre a água’. Contado no capítulo 14 do livro de Mateus, o milagre é realizado pelo messias quando Este mostra para seus discípulos (que estavam em alto mar) o poder da fé sólida e, descendo do barco em que estavam, Jesus simplesmente sai andando sobre as águas, como se estivesse andando em concreto.

A passagem desse milagre serve de inspiração para milhões e milhões de pessoas que pregam a solidez da fé, mas recentemente o incrível ocorrido foi posto em xeque por um professor universitário dos Estados Unidos. Doron Nof é professor de Oceanografia na Universidade Estadual da Flórida, e foi ele quem trouxe à tona uma teoria que abalou as crenças no milagre da “caminhada sobre as águas” de Jesus.

jesusgx7

Segundo Doron, um estudo conduzido por ele encontrou uma combinação de raras condições hídricas e atmosféricas no atual norte israelense que poderia ter levado à uma grande formação de gelo no mar da Galiléia (que foi onde se passa o episódio bíblico).

O professor usou registros da temperatura superficial do mar Mediterrâneo e modelos estatísticos para examinar a dinâmica do mar da Galiléia, conhecido pelos israelenses como lago Kinneret. Foi constatado um período de temperaturas mais baixas na região entre 1.500 e 2.600 anos atrás – época que inclui a que Jesus viveu.

booi

Essa diminuição de temperatura (que chegava abaixo de zero) pode ter formado uma camada de gelo, espessa o suficiente para suportar o peso de uma pessoa adulta. De acordo com Doron Nof em uma publicação para o Journal of Palelimnology, esta seria uma possível explicação para o milagre de Cristo.

Bem, se Jesus andou sobre as águas ou não, nunca vamos saber (cientificamente falando). Mas se tal passagem inspira a fé de tantas pessoas, quem somos nós para questionar, não acha?

Fonte: UOL

As 21 superstições mais comuns entre os brasileiros

Artigo anterior

Os 10 lugares mais secretos e misteriosos do mundo

Próximo artigo