• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Jovem brasileira desenvolve tecnologia que pode ajudar a limpar Brumadinho

POR Bruno Dias    EM Compartilhando coisa boa      20/02/19 às 19h26

A cidade de Brumadinho, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, foi notícia mundial, quando no dia 25 de janeiro de 2019, a barragem 1 da Mina Córrego do Feijão se rompeu. Com isso, uma avalanche de lama destruiu tudo o que encontrou pela frente.

O mar de lama causou não apenas prejuízos financeiros, mas também a morte de dezenas de pessoas. A barragem tinha um volume de 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos, e apesar de a mineradora dizer que a lama não era tóxica, provou-se que ela poderia sim desencadear vários problemas ambientais.

Muitas pessoas foram até Brumadinho oferecer ajuda, inclusive de outros países, como foi o caso de Israel. Mas o que muitos não sabem é que uma jovem brasileira criou um projeto científico para solucionar a problemática de eutrofização, que mata vários animais aquáticos no mundo. E pensando em uma forma benéfica de solucionar esse problema, esta jovem brasileira, natural do estado Goiás, Patrícia Honorato em parceria com outros estudantes do ensino médio, usou sementes encontradas no nordeste brasileiro, para reverter o processo de eutrofização no ambiente aquático.

A semente usada no projeto ajuda a desestabilizar a matéria orgânica na água e a decantá-la para baixo, e isso faz com que o processo de limpeza daquela água, a priori suja, volte a ficar limpa. E com essa propriedade de semente ela conseguirá reverter o processo de eutrofização, fazendo algo que ninguém mais fazia. E o projeto da jovem goiana vai além disso. Ele também pode ajudar nos desastres ambientais como o que aconteceu em Brumadinho. E agora a jovem pede ajuda para que ela consiga ir para congressos e assim para que espalhar e mostrar a sua ideia no intuito de conseguir mudar situações que parecem caóticas.

Patrícia fez uma vaquinha online para conseguir ir até esses congressos. Você pode ajudá-la clicando aqui e doando. Patrícia também explica um pouco mais sobre sua trajetória no vídeo abaixo.

Próxima Matéria
Via   Youtube  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+