• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 coisas que você não sabia sobre o terrível Minotauro

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      21/02/19 às 13h56

Muito provavelmente você já deve ter visto em algum lugar ou ouvido falar sobre o minotauro. O personagem da mitologia grega, representado tradicionalmente como uma criatura com cabeça de touro e o corpo de um homem. Trata-se de uma figura mitológica assustadora, o personagem criado na Grécia Antiga habitou o imaginário dos gregos levando medo e terror.

Hoje vamos listar aqui algumas curiosidades sobre esse personagem mitológico, mas antes vamos contar um pouco da sua história.

Reza a lenda que o Minotauro nasceu fruto do desrespeito do seu pai que tentou enganar o deus dos mares, Poseidon. Antes de se tornar o rei de Creta, Minos, fez um pedido para Poseidon para torná-lo o novo rei. O deus dos mares aceitou o pedido, porém para isso, Minos teria que dar algo em troca. O futuro rei teria que sacrificar um lindo touro branco que sairia do mar em homenagem a Poseidon. Quando o animal surgiu dos mares, Minos ficou tão impressionado com a sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, contando que o deus não repararia a diferença.

Poseidon ficou muito bravo com a atitude de Minos e resolveu castigá-lo. Ele então fez com que a esposa do rei, Pasífae, se apaixonasse pelo touro branco. Ela então ficou grávida do animal, e dessa união nasceu o Minotauro. A criatura causou muito medo entre todos da ilha, então Minos solicitou a Dédalos que ele construísse um labirinto gigante para prendê-lo. O labirinto foi construído abaixo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.

1 - Origem do nome

O nome Minotauro vem do grego antigo, composto etimologicamente pelo nome Minos, referência direta ao rei de Creta, e o substantivo touro devido a sua característica física. Em tradução literal, Touro de Minos.

2 - O labirinto

O labirinto construído por Dédalos para aprisionar o Minotauro era rodeado por inúmeros corredores, salas e galerias, projetados propositalmente para nunca se encontrar a saída e confundir até o mais sábio dos homens.

3 - A lenda

A lenda do Minotauro foi uma das mais contadas na Grécia Antiga, o que fez da figura uma das mais conhecidas entre toda a mitologia grega. A história era passada de geração em geração. Os pais contavam aos filhos, que contavam aos netos e assim por diante, principalmente de forma oral. A lenda por trás da figura de homem com cabeça de touro era uma forma de ensinamento sobre as consequências de se desrespeitar ou tentar enganar os deuses.

4 - Sacrifícios

Após a morte do seu filho Androceu pelos atenienses, o rei Minos buscava por vingança e se envolveu em uma disputa com Atena, a deusa das artes e da sabedoria. Após dominar e vencer a guerra, ele inicia uma tradição de enviar todos os anos 7 mulheres e 7 homens atenienses ao labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Vários homens e mulheres atenienses foram entregues ao sacrifício, muitos deles foram devorados pela criatura ou se perderam no labirinto, mas nunca voltaram.

5 - Morte do Minotauro

Após três anos de sacrifícios, Teseu, que era considerado um dos maiores heróis gregos, e filho do Rei Egeu, decide ir até Creta e se apresenta voluntariamente para enfrentar a temida criatura. Ariadne, filha do rei Minos, deu a Teseu um novelo de lã para que ele pudesse encontrar o caminho de volta do labirinto e uma espada mágica para conseguir matar o Minotauro. Ele então foi ao encontro da fera, se escondeu entre as paredes do labirinto e atacou a criatura de surpresa, colocando fim a sua vida.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+