Curiosidades

Kherima, a múmia que deixava as pessoas em transe

0

Há pouco mais de uma semana, o Museu Nacional ruía em chamas. Mais de 20 milhões de itens viravam cinzas e grande parte da história do mundo se despedia, para nunca mais voltar. Entre os objetos havia uma múmia que tirou o sono de muita gente. Era a múmia egípcia Kherima, que tinha cerca de dois mil anos. Cada membro do seu corpo havia sido enfaixado individualmente, com linho. Tal técnica, diferente da usada na época em que ela foi mumificada, deixava-a com a aparência similar – e bizarra- de uma boneca. Para que você tenha uma ideia, existem apenas 8 múmias no mundo empacotadas dessa maneira.

Porém, seu visual não é o que torna Kherima uma múmia notável. A verdade é que ela ganhou popularidade devido a relatos de 60 anos atrás, que afirmam que todas as pessoas que chegam perto dela entram em transe. O caso mais notável aconteceu em 1960, quando um jovem teria tocado os pés da múmia e, meio aéreo e fora de si, dito que ela pertencia a uma princesa de Tebas chamada Kherima, assassinada a punhaladas. Mas algumas outras pessoas teriam afirmado terem entrado em transe quando estiveram perto da suposta princesa mumificada.

A múmia mística

O professor Victor Staviarski, membro da Sociedade de Amigos do Museu Nacional, foi um dos nomes que ajudaram a espalhar o misticismo em torno de Kherima. Ela já estava envolta em mistérios, quando o professor começou a tocar óperas, colocar médiuns e incluir sessões de hipnose ao lado da múmia, em suas aulas de egiptologia e escrita hieroglífica.

Graças às técnicas de tomografia, foi possível descobrir que Kherima era filha de um governador de Tebas, importante cidade do Egito Antigo. Também foi identificado que ela tinha entre 18 e 20 anos e que viveu durante o Período Romano no Egito, entre os séculos 1 e 2. Porém, a causa da morte da Múmia mística nunca foi identificada.

Museu Nacional

Há pouco mais de uma semana, um incêndio de enorme proporção atingiu o Museu Nacional. Ele era considerado uma das maiores instituições científicas do Brasil e o maior museu de História Natural e Antropologia da América Latina. Ainda não se sabe o motivo que causou o incêndio. Além disso, o presidente Michel Temer assinou na última  segunda-feira (10), em cerimônia no Palácio do Planalto, uma medida provisória para criar a Agência Brasileira de Museus (Abram), responsável pela reconstrução do Museu Nacional.

Você ainda está em luto com o incêndio no Museu Nacional? O que você acha sobre essa tragédia? Você chegou a conhecer a múmia Kherima? Comenta aqui com a gente e compartilha essa noticia nas suas redes sociais.

Tsunade e Orochimaru são destaques em novo episódio de Boruto

Matéria anterior

7 fatos mais perturbadores sobre os piores papéis da história

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.