Curiosidades

Por que viagem de carro dá sono?

Dormir no volante
0

Uma viagem de carro é pura diversão. Você sai em família ou com amigos, decide quem vai dirigir e que horas vão sair. Organizam uma playlist colaborativa de músicas para escutar durante a viagem e levam lanches. Tentam enfiar todas as malas no porta-malas e começa a aventura. O que você não esperava é que metade dos passageiros dormiu nos primeiros 20 minutos. Agora, você precisa ouvir a playlist sozinho enquanto olha pela janela. Já passou por isso? Ou você é o que dorme rapidamente? Descubra por que viagem de carro dá sono!

O motorista, infelizmente, nem sempre tem o luxo de tirar uma soneca – ou dormir pesadamente, já que alguns passageiros chegam a roncar e a babar. É muito comum ter sono dentro do carro, mas você sabia que tem até nome? Trata-se da hipnose de estrada.

Hipnose de estrada

Dormir no volante

Fonte: Getty

O termo se refere ao fenômeno em que passageiros ficam com a atenção reduzida durante a viagem, já que é uma rota monótona e previsível. Portanto, como passageiro, não é necessário exercitar sua atenção, já que a condução não depende de você.

Por isso, o sono chega, às vezes de pouco em pouco e às vezes rapidamente. Para algumas pessoas, é necessário uma hora de passeio. Para outras, basta entrar no carro e encostar a cabeça na janela, no encosto ou no amigo azarado do lado. Agora esse amigo não pode se mexer ou vai acordar o outro. Então, é melhor que os dois tenham hipnose de estrada!

Esse fenômeno é ainda mais intenso se o trajeto for longo e muito monótono, como estradas retas com poucos carros. Pode ser assustador, mas é comum que as pessoas sequer se lembrem de alguns trechos quando passam por rodovias. Mas não precisa se preocupar muito! Elas não estavam dormindo, simplesmente estavam em um estado de transe.

Além disso, existe outra explicação para o sono que você sente no carro: o ritmo cardíaco, ou o relógio biológico. Ele te avisa quando é hora de dormir, agir e descansar. Então, se a viagem acontecer de madrugada ou no final do dia, em horários que é comum estar cansado, é esperado que o sono chegue em um carro também.

Existem pesquisas que estudam se os movimentos do veículo induzem o sono, como ocorre com bebês que precisam ser sacudidos. O barulho constante do motor e do vento pode ser outro fator que relaxa o cérebro.

Mas isso só é aceitável para os passageiros que não precisam acompanhar o motorista. Estudos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego mostram que 42% dos acidentes rodoviários são provocados por sonolência do condutor do veículo. Já dados da Academia Brasileira de Neurologia destacam que 20% dos motoristas têm o costume de dirigir mesmo com sono.

Para evitar a hipnose de estrada, é comum colocar um som alto para tocar, muita cafeína e alguém para ficar de olho no quanto você está atento. Mas, nada disso é garantia, então procure sempre descansar durante a viagem e, se sentir sono, pare! Afinal, você não precisa perder sua vida ou acabar com a vida dos outros porque quis ganhar um pouco de tempo. Isso é bem irônico.

Essas restaurações de obras de arte deram muito errado!

Matéria anterior

10 famosos que tem dois signos! Sim, isso é possível

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos