Curiosidades

Lugares extremos do planeta Terra

Oymyakon Rússia
0

Muitos dizem que tudo em excesso faz mal e isso pode se aplicar também quando o assunto é clima. Existem aquelas pessoas que dizem amar o clima frio. Gostam das roupas estilosas, a paisagem branca, o vento cortante… Também tem aquelas que preferem o calor por conta do sol brilhante e do ar de verão. 

Contudo, gostando de frio ou calor, é garantido que você não iria querer morar em um dos lugares com clima tão extremo como os que serão citados. Sendo assim, o nosso planeta Terra não deixa de nos surpreender quando falamos de variedade. 

Aqui, você pode encontrar lugares que são tão frios que carros inteiros são congelados. No mesmo planeta, você pode conhecer lugares tão quentes que a água evapora em questão de segundos bem na sua frente. Para conhecer um pouco mais dessa vastidão, descubra os lugares extremos do planeta Terra.

Death Valley

Death Valley lugares extremos

Visit California

O Death Valley, ou Vale da Morte, na Califórnia, nos Estados Unidos, é um deserto localizado em Mojave. Assim, ele foi considerado o lugar mais quente do mundo por muito tempo, com temperatura média de 49°C.

Mas, a maior temperatura já registrada foi de 56°C! Além disso, é extremamente seco, já que praticamente não chove. Quando acontece o milagre da chuva, são pouquíssimas gotas de água que caem do céu. 

Se isso parece ser um bom lugar para ficar, saiba que o clima é tão insustentável que quase ninguém mora lá. São cerca de 360 pessoas que vivem nesse lugar, sendo que cerca de 60 são do grupo indígena Timbisha Shoshone, que vive na região há aproximadamente mil anos.

No Vale da Morte, há também rodovias que parecem cenas de filme, até porque já foram! Muitos filmes foram produzidos no deserto, como Guerra nas Estrelas – O retorno do Jedi. 

Além de atrair diretores, o Vale da Morte também atrai milhares de turistas todos os anos, assim como atletas que participam de maratonas extremas. Por fim, é um lugar muito famoso, mas certamente não agradável.

Oymyakon

Oymyakon Rússia

Maxim Shemetov / Cordon Press

Já o lugar mais frio e habitado do mundo é Oymyakon, na Rússia. Pode parecer impossível, mas existe uma pequena vila que suporta o frio extremo que a cidade tem. Em janeiro, que é inverno lá, a temperatura média costuma ser de -45°C. Mas, registraram -67°C em 2018, temperatura que fez quebrar os termômetros de rua.

Você pode achar isso insuportável, mas aparentemente cerca de 800 pessoas conseguem viver nessas condições de forma permanente. Viver lá é saber que se você esquentar água ao ponto de ferver e jogar do lado de fora, como se fosse lavar a calçada, a água iria se congelar instantaneamente!

Para não congelar, a maioria das casas dos habitantes são equipadas com aquecedores potentes de carvão ou lenha. Ainda assim, existem lugares mais frios no planeta, como na Antártida, que chega a marcar -129°C, mas lá não é habitado.

El Azizia

El Azizia lugares extremos

Reprodução

Por muito tempo, El Azizia foi considerado o lugar mais quente do mundo. Assim, pesquisadores descobriram documentos que marcaram a temperatura de 58°C, em 13 de setembro de 1922.

Mas, isso anulado por especialistas. Isso porque consideraram que a pessoa responsável pela medição da temperatura não tinha o conhecimento adequado e provavelmente não soube ler o termômetro do jeito como deveria. Mesmo assim, a temperatura média anual é de 48,5°C, o que é incrível.

Existem muitos vídeos de pessoas que fritaram ovos apenas encostando a frigideira no concreto quente! El Azizia fica na Líbia e, a não ser que você tenha rios de dinheiro para sustentar o ar-condicionado constante, é melhor procurar outro lugar para morar.

Verkhoyansk

verkhoiansk

Wikimedia Commons

Já Verkhoyansk, na Rússia, registra temperatura média no inverno de aproximadamente -49°C. Dessa forma, você deve imaginar que melhora no verão, mas não é verdade.

No verão, a temperatura média é por volta de 0°C. Somente pouco mais de mil pessoas vivem nessa cidade, trabalhando com mineração e gado. Uma boa parte da população nem vai ao açougue, já que caçam cervos para se alimentar.

A cidade fica a cerca de dois mil quilômetros do sul do Polo Norte e muitos políticos russos foram exilados para lá. Você moraria em um lugar assim?

Doha

Doha

Getty Images/iStockphoto

Agora, se você é fã de futebol, já sabe que a próxima Copa do Mundo, a de 2022, será no Catar, um dos lugares mais quentes do mundo. As temperaturas médias de Doha são de aproximadamente 40°C, mas, no verão, chegam a 46°C diariamente.

O calor é tão forte que as autoridades mandaram instalar ar-condicionado nos estádios que estão sendo construídos para a Copa. Isso significa que terá ar-condicionado em locais como na beira de todo o campo, abaixo dos pés dos espectadores e até nos banheiros.

Além disso, você pode esperar ar-condicionado em todo lugar, como em shoppings e pontos de ônibus. Você moraria em algum desses lugares extremos?

O que são cidades flutuantes?

Matéria anterior

Os bungee jumps mais altos do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos