Compartilhando coisa boa

Mulher tem linda inciativa e faz bonecas com as mesmas deficiências que as crianças

0

As crianças que têm alguma deficiência sofrem desde cedo com o acesso. Além de ter de aprender a viver com suas limitações, muitas dessas crianças sofrem por não se sentirem incluídas e por não se verem em nenhum lugar. Parece que elas são diferentes de todo o mundo e não é fácil para uma criança lidar com isso.

Todos os estereótipos que a sociedade impõe, sobre o que é bonito ou não, afeta essas crianças. Mesmo que indiretamente. São poucas as coisas criadas para elas, são poucas as empresas e brinquedos que realmente são inclusivos. E é por isso que Amy Jandrisevits cria bonecas especialmente para crianças com deficiência.

Falta de representatividade

Todos nós sabemos que o padrão seguido, até mesmo pelas brinquedos e bonecas, se baseia no padrão que todos conhecemos. Loiro, magro, branco e esbelto, o mais próximo do que é considerado “perfeito”. O que é longe da realidade de qualquer criança e principalmente das crianças que possuem algum tipo de deficiência.

A falta de brinquedos que façam com que se sintam representados ou incluídos deixa marcas nas crianças. Eles não sentem que são “normais” como todas as outras crianças, eles não se veem em nenhum lugar.

Bonecas iguais

https://www.facebook.com/localish/videos/522658541559970/

Quando Amy Jandrisevits percebeu o problema, decidiu criar o “Uma boneca como eu”, empresa que cria bonecas de pelúcia que são idênticas ao seus proprietários. De acordo com a cor, com o cabelo e todas as suas singularidades, sejam elas quais forem.

Tudo isso com o intuito de fazer com que as crianças se identifiquem e se aceitem como são. O que é uma ótima forma de criar nessas crianças uma autoconfiança e também melhorar sua autoestima. É possível perceber o quanto a ideia dá certo pela expressão das crianças ao receberem os presentes. A surpresa e alegria é explícita nas imagens.

E aí? O que você achou da iniciativa da Amy? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos.

Como você chama essas coisas na sua cidade?

Matéria anterior

7 eventos históricos que mereciam ganhar seus próprios filmes

Próxima matéria

Você pode gostar