Ciência e Tecnologia

Nasa desativará Estação Espacial Internacional

0

Nesta última semana, a NASA informou os detalhes da desativação da Estação Espacial Internacional (ISS). O satélite artificial está na órbita da Terra há mais de 20 anos, o primeiro módulo foi lançado em 1998 e os primeiros tripulantes no ano 2000. A ISS segue funcionando até 2030, antes de ser lançada de volta para a Terra, em um local desabitado do Oceano Pacífico, em 2031.

De acordo com informações da BBC e da NPR, as funções da Estação serão, aos poucos, transferidas para outros satélites oficiais. Entre eles estão os comandados por companhias do setor comercial.

A Estação será lançada para a região nomeada como Ponto Nemo, local do Oceano Pacífico. O lugar é considerado o mais distante de qualquer continente ou ilhas do planeta. O satélite deve ocupar um espaço semelhante ao de um campo de futebol.

Nasa

Em um comunicado à imprensa (via NPR), o diretor de espaço comercial da NASA, Phil McAllister, afirmou que o plano enviado para o Congresso dos EUA promete uma transição suave para o setor comercial assim que a ISS estiver fora de órbita. Ele relata que a agência deve priorizar outros objetivos, como as missões tripuladas a Marte.

Vale lembrar que o Ponto Mesmo é um cemitério de espaçonaves. Isso porque o local também serviu para desativação da estação russa Mir, em 2001.

Já na ficção, a região da parte do conto O Chamado de Cthulhu, de H.P. Lovecraft, por ser inabitada e estar a uma longa distância da terra firme. O nome é em referência ao Capitão Nemo de Vinte Mil Léguas Submarinas, obra de Júlio Verne.

Além disso, a ISS funcionaria originalmente até 2024. Vale ressaltar que o satélite é usado por astronautas norte-americanos e de outros países, como os do módulo russo.

Entre os anos de 2000 e 2021, 244 astronautas de 19 países diferentes tripularam o satélite.

Nasa divulga qual foto foi tirada no espaço no dia do seu nascimento

Shutterstock

Na última  semana de janeiro de 2022 a Nasa divulgou um jogo site que revela qual foto foi tirada no espaço no dia do seu aniversário. O novo endereço do site começa com arquivos de 1995 e chega até os dias atuais.

A Nasa também divulgou uma pequena explicação feita por um astrônomo, sobre a foto que está sendo mostrada.

Nasa

Antes disso, a agência já havia disponibilizado um site onde é possível ver fotos escolhendo o dia e o mês de sua captura. A atualização agora permite visualizar as imagens a partir do ano, depois de junho de 1995.

Após o lançamento, o site apresentou algumas instabilidades, se acontecer com você, basta dar um F5 para a página recarregar. As fotos também podem ser encontradas em um calendário que separa os anos e os meses.

Fonte: Jovem Nerd

Esses participantes desistiram ou foram expulsos do BBB

Artigo anterior

Confira as principais polêmicas entre Kim kardashian e Kanye West

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido