Curiosidades

NASA e startup criam pneus inovadores para bicicletas

0

Os avanços da tecnologia não deixam de surpreender. As novidades, cada vez mais sucintas, surgem para facilitar, para promover uma maior qualidade de dia. Prova disso, é a mais nova parceria entre uma startup de pneus e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

A SMART Tire Company se uniu à agência independente do governo federal dos Estados Unidos, responsável pelo programa espacial civil, bem como pela aeronáutica e pela pesquisa espacial, para inserir no mercado, os primeiros pneus de liga para bicicletas. A novidade é, basicamente, uma contribuição indizível.

Os novos pneus

A startup SMART Tire Company e a NASA anunciaram a novidade recentemente. Conforme expôs uma reportagem publicada pelo portal de notícias Odditycentral, os inovadores pneus, que serão provavelmente utilizados em bicicletas no próximo ano, foram, originalmente, desenvolvidos para atender as futuras missões da Mars Rover.

Batizado de METL, os pneus, considerados pela cobertura midiática como revolucionários, são feitos de metal e possuem uma memória inteligente, pois, ao contrário dos pneus comuns, são capazes de reorganizar sua estrutura, fundamentada em uma molecular – ou seja, quando você os comprimem, instantaneamente retornam à forma original.

Embora tenham a mesma flexibilidade dos materiais feitos à base de borracha, os novos pneus são tão resistentes quanto o titânio. Isso significa que nenhum ciclista terá que se preocupar mais em desembolsar dinheiro para adquirir novos pneus para a própria bicicleta.

“Os pneus são feitos com fios altamente resistentes. Esses fios são entrelaçados e, por isso, criam uma estrutura capaz de aderir os impactos que existem em certas áreas. São, em linhas gerais, totalmente diferentes dos pneus que existem atualmente. O material SMA (Shape Memory Alloy), além de atuar como um amortecedor, permite que os ciclistas sejam capazes de atravessar qualquer terreno sem esforço, mesmo que a área seja de formação rochosa. Os ciclistas poderão fazer trilhas, sem se preocupar em causar qualquer tipo de dano aos pneus”, descreveu a NASA sobre a nova tecnologia em comunicado emitido à imprensa.

A inovadora tecnologia

De acordo com o levantamento realizado pelo portal Odditycentral, os novos pneus inteligentes METL são nada mais que um aro coberto por uma borda externa de fios feitos de um material superelástico chamado NiTinol +, que se molda com os solavancos, mas retorna a sua forma original quase que instantaneamente.

Fabricado por meio de um processo de aquecimento – temperaturas de mais de 500 graus Celsius -, os pneus METL são projetados para suportar temperaturas extremas e ambientes semelhantes aos que existem em outros planetas, como, por exemplo, Marte. Portanto, os consumidores podem ficar extremamente tranquilos em relação à durabilidade.

Como dissemos no início da matéria, a nova tecnologia é fruto de uma iniciativa patrocinada pela NASA. A agência independente do governo federal dos Estados Unidos convidou algumas startups do setor privado para realizar adaptações funcionacionais às inovações que foram criadas para atender missões espaciais. A startup SMART Tire Company foi a ganhadora do desafio.

Para lançar no mercado os novos pneus, a startup está, agora, trabalhando na elaboração de um novo componente, o qual deve revestir os fios de aço com um tipo de material semelhante ao poliuretano. O novo material deve atender as mesmas condições que a tecnologia elaborada pela Nasa e pela startup.

7 famosos que se separaram para ficar com seus supostos amantes

Matéria anterior

Síndrome de Raynaud, a doença que deixa os dedos temporariamente brancos ou azuis

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.