Curiosidades

NASA irá lançar uma sonda que se chocará com um asteroide

0

O universo sempre foi um tema de grande interesse para nós. A totalidade do espaço ainda não foi entendida, mas existem coisas que os cientistas já conseguiram descobrir, entender em algum nível, e descrever. Além dos planetas que conhecemos e dos astros, que vemos constantemente nos céus, nosso sistema solar está repleto de outros corpos.

Um exemplo disso são os asteroides. Eles são corpos rochosos e metálicos que têm uma órbita definida ao redor do sol. Eles fazem parte dos corpos menores do sistema solar e, normalmente, têm algumas centenas de quilômetros. Vários deles já passaram perto do nosso planeta e alguns até já nos atingiram, como o do tempo dos dinossauros.

Ultimamente, vários asteroides grandes passaram perto do nosso planeta e viraram notícia. E os que irão passar também acabam virando notícia e às vezes até motivo de preocupação.

Sonda

Justamente por isso que a NASA irá lança uma sonda espacial em uma longa jornada para a autodestruição. A missão chamada “Teste de Redirecionamento de Asteróide Duplo (DART)” enviará uma espaçonave que irá viajar até se chocar contra um asteroide.

A sonda é uma caixa de 1,22 metros de largura, que se comparada ao asteroide, que é do tamanho de um Coliseu, é uma pedra. Contudo, o impacto da sonda deve dar um empurrãozinho no asteroide para que ele mude seu caminho.

O objetivo da NASA é ver se esse empurrãozinho pode um dia desviar algum asteroide que estiver na direção do nosso planeta. Atualmente, os cientistas não sabem de nenhum asteroide perigoso para o nosso planeta. Mas a NASA estima que se detectou somente 40% das rochas espaciais perto da Terra com 140 metros ou maiores. E asteroides desse tamanho podem destruir uma cidade inteira no planeta.

Missão

Segundo Tom Statler, astrofísico da NASA que trabalha na missão, o DAR é um teste duplo de um método de defesa planetária.

“O primeiro teste está testando nossa capacidade tecnológica de atingir o asteroide. E o segundo teste está testando a resposta de um asteroide real ao ser atingido. O primeiro teste termina e o segundo teste começa no momento em que a espaçonave é despedaçada”, disse Statler.

A resposta que o asteroide tiver irá ajudar a NASA a determinar o tamanho das futuras sondas para conseguir movê-los. O DART está programado para começar sua jornada nessa quarta-feira decolando da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. E se tudo foi como o planejado, ela chegará ao seu destino em setembro de 2022.

Durante 10 meses, o DART vai acelerar em direção a um par de asteroides. Um chamado Dimorphos que orbita outro que se chama Didymos. A mira do DART é o Dimorphos.

Asteroides

Nenhum desses dois asteroides são uma ameaça para a Terra. No entanto, eles são ideais para se testar esse método que a NASA chama de “impactador cinético”. A agência estima que o impacto irá causar uma explosão de cerca de 99.790 quilos de material rochoso.

Mesmo que esse impacto acontecerá bem longe de nós, os astrônomos estarão observando tudo com telescópios para ver a mudança de órbita do asteroide. E se esse método funcionar, ele pode um dia salvar nosso planeta de um possível asteroide que pode destruir alguma cidade.

Fonte: https://www.sciencealert.com/nasa-is-about-to-launch-a-probe-that-will-smash-into-an-asteroid-nudging-its-orbit

Esse homem guardou uma rocha na esperança de ser ouro, mas na realidade é bem mais valiosa

Matéria anterior

Por que se recorre a música para ajudar no tratamento de doenças neurológicas?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos